Dobrando e montando sólidos com papel: o origami modular, com Denise Filippo

< >

O origami, arte japonesa de dobrar papéis, é amplamente conhecido como brincadeira infantil e como ferramenta educativa utilizada nas primeiras séries da escola. No entanto, o origami é hoje estudado e aplicado em diversas áreas, seja para inspirar a criação de luminárias, móveis e roupas ou para apoiar o desenvolvimento de airbags e stents para desobstrução de artérias, entre outras possibilidades.

Tendo como base uma folha de papel quadrada, diversas peças são criadas: avião, barco e chapéu são dobraduras bastante difundidas que aprendemos na infância. Menos divulgado é o origami modular, em que cada modelo é construído a partir de várias peças de papel, geralmente idênticas e de fácil execução. Encaixar as diversas peças para montar o modelo assemelha-se a um jogo de quebra-cabeças, sendo esta a melhor parte do desafio. Aprender e apreciar a beleza das soluções usadas para criar as dobras, os encaixes, as peças básicas e o produto final são parte do prazer do origami modular.

Este curso é uma oportunidade para o participante ser introduzido no origami modular na prática, estimulando sua capacidade criativa, habilidade manual, visão tridimensional e paciência; exercitando a matemática de forma lúdica e conhecendo um pouco desta arte que possui soluções alternativas para projetos que ele venha a desenvolver. O participante irá construir pelo menos um sólido geométrico de maior complexidade, como dodecaedro e icosaedro. Adicionalmente, serão construídos outros modelos entre caixas, estrelas e flores, conforme a escolha e o andamento da turma. Serão mostradas imagens e vídeos que complementam a discussão sobre o tema.

Mini-bio do professor
Denise Filippo iniciou-se no origami em 2000, quando passou a frequentar as aulas do prof. Eidi Fujimaki em Nova Friburgo. Como participante ativa do grupo que se formou, os Origamados, promoveu e participou de encontros, workshops e atividades de origami em Nova Friburgo, assim como de montagem de exposição dos trabalhos do grupo no Shopping Cadima e na Praça das Colônias (Casa do Japão). No Rio de Janeiro, ministra um workshop de iniciação ao origami modular para alunos do 1o ano do curso de Design da Esdi e em eventos da escola. Denise Filippo doutora em Engenharia de Software, engenheira eletrônica e responsável pela setor de TI da Esdi. Suas áreas de interesses são Sistemas Colaborativos e Internet das Coisas associados ao Design de Interação, Educação e Música.

https://goo.gl/zrxYdD