Planejamento de Marca

< >

Este curso propõe ensinar como desenvolver o planejamento de uma marca, considerando as primeiras etapas de um projeto de branding. Ele apresentará cases de branding, feitos pela professora, com a finalidade de discutir as manifestações digitais e analógicas das marcas através de seus pontos de contato.

Durante as aulas serão abordados o processo de criação de uma marca e seus principais pontos: contexto, tendências culturais, posicionamento, stakeholders, credenciais, cultura corporativa, pilares, personalidade, atributos, discurso,propósito, tom de voz, missão, visão, valores, essência e experiência. O objetivo desse curso é imergir nesse universo holístico para ensinar como são construídas identidades de marca únicas e engajadoras. 

O curso contará com a participação do produtor da Festa Manie Dansante Vinícius Fontes que irá apresentar a trajetória de construção da marca e o processo de desenvolvimento do planejamento de comunicação do evento que já existe há mais de cinco anos e é um case de sucesso na noite do Rio. Ao longo do curso, os alunos realizarão exercícios alinhados ao conteúdo proposto como: construir uma plataforma de marca e uma proposta de valor.


Biografia da professora

Flavia Brêtas é Co-fundadora da Hitsy, onde atua como Diretora de Design e Estratégia. Graduada em Design com habilitação em Comunicação Visual pela PUC-Rio, possui formação em Marketing pela Coppead. Atualmente, está à frente do desenvolvimento de projetos da Hitsy. Ministra palestras, cursos e workshops de Design e Comunicação pelo Brasil, atua como mentora no desenvolvimento de negócios para a economia criativa usando o design thinking como ferramenta para inovação, também oferece consultoria como especialista em Branding. A professora do curso de Planejamento da ESDI se mantém conectada as tendências culturais que influem no universo das marcas. Entre alguns de seus projetos de branding mais conhecidos estão o branding de duas marcas de moda: a vegana Svetlana e a Manu Manu, marca de slow fashion que preza pelo consumo consciente. Atuando há mais de dez anos com marcas da economia criativa, ela desenvolve trabalhos que combinam propósito e vocação a projetos rentáveis e inspiradores com a finalidade de humanizar o ambiente dos negócios e a sociedade.


Biografia do convidado

Produtor cultural da noite carioca há 10 anos nosso convidado Vinícius Tesfon, graduado em Economia pela UFF, é um dos fundadores da festa Manie Dansante onde comanda a Comunicação e Planejamento Estratégico do evento que completa esse ano seis anos de sucesso. Ocupando espaços públicos e privados na cidade em eventos periódicos a Manie possui hoje um público de mais de 11 mil pessoas e uma extensa rede de atrações. A festa de retrô beats atingiu grande destaque na mídia carioca chegando a ser capa do Rio Show por sua proposta original que mistura: música eletronica, eletroswing, musicas regionais, lindy hop, circo e jazz. Em edições sempre cheias o público fiel da festa exibe looks criativos que seguem o "dress code " lúdico do tema de cada edição, conectada ao universo cultural da cidade a festa se mantem em dialogo aberto com seu público e é um ótimo caso de marca forte e alinhada a cultura local.


https://goo.gl/keZSBv