Design de objetos para uso em espaços públicos

< >

O curso - composto por quatro aulas - pretende debater critérios de observação de objetos em espaços públicos, como mobiliário urbano, mobiliário escolar, sistemas de sinalização e exposições. Tais objetos ou sistemas são usados em ambientes públicos ou público-privados e têm grande influência dos projetos arquitetônicos /urbanísticos, uma vez que fazem parte da vida cotidiana das cidades e de diversos espaços de empreendimentos privados.

De caráter interdisciplinar, estes objetos são muitas vezes resolvidos de forma disciplinar, resultando em problemas. Discutiremos de que maneira, a partir de um processo de trabalho mais interativo, com a efetiva participação em grupo, podemos obter resultados não só mais bem aceitos, como mais sustentáveis.

No curso, vamos ainda observar, por analogia, alguns caminhos de projetos para outros tipos de objetos, como por exemplo, mobiliário hospitalar e equipamentos de transporte público. Como a proposta das aulas não envolve decisões projetuais, mas somente critérios e estratégias para abordagem em projetos, o curso dirige-se a todos que se interessem pelos temas descritos acima.


Biografia da professora

Bitiz Afflalo é doutora em urbanismo pelo Programa de Pós-graduação em Urbanismo | PROURB da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo | FAU da Universidade Federal do Rio de Janeiro | UFRJ [2014]. Professora Aposentada de Projeto de Produto na Escola de Belas Artes | EBA | UFRJ.

Possui graduação em Desenho Industrial - UERJ Escola Superior de Desenho Industrial (1973) e mestrado em Programa de Pós-Graduação em Urbanismo PROURB/ Faculdade de Arquitetura da UFRJ (2008).

Durante mais de 30 anos, atuou profissionalmente em projetos de Design, na área de elementos de uso público, com ênfase em mobiliário urbano, exposições, sistemas de sinalização de espaços e edifícios privados ou públicos e mobiliário escolar. Nesta última área, participou de equipes interdisciplinares de pesquisa e elaboração de seis publicações para o Ministério da Educação do Brasil e de três projetos de mobiliário escolar para a educação infantil, para primeiro e segundo graus e para as escolas da zonal rural.

Durante dez anos, prestou serviço para a Clear Channel [Adshel Ltda.] nas diretorias de novos projetos e operações, responsáveis pelo desenvolvimento e implantação de mobiliário urbano em algumas cidades brasileiras. Participou, ainda, como coordenadora do projeto de pesquisa “Recursos Humanos em Design”, desenvolvido pelo CNPq. Atuou por mais de trinta anos como profissional no mercado de trabalho, principalmente em projetos interdisciplinares, antes de ingressar como professora na UFRJ, no regime de dedicação exclusiva. Aposentada, atualmente ministra workshops e módulos a convite de instituições e Universidades.


https://goo.gl/sPb38w