Mestrado

Faz parte da filosofia do Programa proporcionar a maior integração possível entre os participantes dos cursos de mestrado e doutorado. Nossas instalações físicas são compartilhadas, o que facilita a comunicação entre os participantes do PPDESDI. Todas as disciplinas têm a mesma carga horária (60h/a por semestre) o que equivale a 4 créditos (15h/a = 1 crédito acadêmico).

A disciplina Metodologia da Pesquisa Científica é a única obrigatória para os todos os mestrandos. Nela são discutidos os conceitos de metodologia, os procedimentos e técnicas da pesquisa acadêmica e a necessidade de profundo engajamento para a formação do pesquisador. É uma disciplina introdutória para estudantes que, no mestrado, estão ainda se familiarizando com a natureza da pós-graduação, e incertos sobre as contribuições que podem fazer em determinado setor. Além de Metodologia da Pesquisa Científica, os mestrandos deverão cursar disciplinas para completarem os 24 créditos exigidos. Quando os 24 créditos estão cumpridos, os mestrandos devem manter vínculo com o Programa por meio de inscrição semestral na disciplina Elaboração de Dissertação.

O PPDESDI adota, também no mestrado, o exame de qualificação. Para prestar esse exame, o mestrando deve comprovar a publicação (ou o aceite para publicação) de um artigo relevante para a área. Ele também deverá ter cumprido o Estágio de Docência de 15 h/a sob supervisão de um docente da IES.

O aluno aprovado no exame de qualificação, poderá solicitar à CPD sua inscrição para a defesa pública de dissertação. O prazo máximo para integralização do curso de mestrado é de 24 meses.