PPD-ESDI

O Mestrado Acadêmico do PPDESDI foi instalado em 2005 sob a coordenação dos professores Guilherme Cunha Lima e Lucy Niemeyer (coordenadora adjunta). O bom desempenho do curso nos seus primeiros anos de funcionamento proveu as bases para que, em 2012 fosse encaminhada à CAPES a proposta de abertura do curso de Doutorado em Design. A proposta foi aprovada e, em março de 2013, abriu-se a primeira turma de doutorandos.

Desde então, os professores, pesquisadores e discentes do Programa tem estabelecido interlocução permanente com a comunidade acadêmica e com a sociedade, realizando estudos, publicando artigos e livros, divulgando suas contribuições em congressos e demais eventos relevantes.

O Programa destaca-se no cenário científico do Estado do Rio de Janeiro especialmente pela formação e capacitação de pessoal docente e pesquisadores. Está inserido na região geográfica através da atuação qualificada de seus egressos em instituições de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico regionais e nacionais, como FIOCRUZ, IBGE, GLOBO, TRE-RJ, PUC, INFNET, INT, UFRJ, UFF, UVA, UERJ, FOA, ESTÁCIO.

Além disso, os cursos de mestrado e doutorado atendem a interesses abrangentes e multidisciplinares, o que se evidencia pela grande procura por parte de candidatos originários de diversas áreas de conhecimento como engenharia de produção, comunicação, ciência da computação, arquitetura, filosofia. É significativo também o número de candidatos vindos dos diversos estados do Brasil, e de outros países.

 Após um ciclo de quatro anos de funcionamento do doutorado (2013-2016), foi possível identificar oportunidades de melhoria nos procedimentos administrativos, e de revisão de metas para o Programa. Está em vias de homologação na UERJ uma reestruturação curricular para o PPDESDI. Tais mudanças, que serão implantadas em 2017, apontam para as mais exigentes recomendações do comitê de avaliação da CAPES visando a elevação do conceito dos cursos. Atualmente, o mestrado e o doutorado em Design da ESDI tem conceito 4.