Adriano Bernardo Renzi
Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense, Adriano é Doutor em Design (DSc.) pela Escola Superior de Desenho Industrial, UERJ (2016), com linha de pesquisa em Design e Tecnologia. Possui mestrado em Design MSc. pela Escola Superior de Desenho Industrial, UERJ (2010), graduação em Desenho Industrial - Programação Visual pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e em Ilustração pela University of the Arts (2000), Filadelfia, Pennsylvania. Experiência docente em graduações e pós-graduações da UFF, SENAC, PUC-Rio, ESPM, Faculdade da Cidade, UNIFESO e FARMATH. Atuante . Especialidade em planejamento de interação, estratégia de UX, arquitetura de informação pervasiva e treinamento para empresas. UX mentor da Google para seu programa de aceleração para startups de diversas parte do mundo. Antes de adentrar o mundo acadêmico, acumulou mais de 20 anos de experiência como designer e ilustrador editorial com cerca de 20 livros publicados e exposições internacionais.
Design da experiência do usuário: o processo (jornada) de designers na gestão de empresas de pequeno porte em cenário cross-channel
A presente tese exibe conceitos de Experiência do Usuário (UX) e Arquitetura de Informação Pervasiva em sua relação evolutiva com avanços tecnológicos e de interação humano-tecnologia-informação para a compreensão da jornada do usuário em dinâmicas interativas cross-channel. Para tanto, a pesquisa expõe a preparação e execução da técnica Delphi com especialistas em tecnologia e HCI para construção de cenário tecnológicointerativo futuro e análise de suas repercussões no ecossistema de processos de gestão. A partir de fundamentos de gestão integrada (portfolio, projeto e financeiro) e gestão do design, a pesquisa investiga os processos de gestão de designers em suas empresas, bem como seus modelos mentais, suas affordances e suas expectativas de interação com sistemas de gestão em cenário cross-channel. Reapresenta-se a técnica Fantasia Guiada como meio de compreensão e mapeamento da jornada da Experiência do Usuário em um sistema fantasiado de acordo com as necessidades e processos de designers em suas estratégias de gestão. A tese desenvolve nove princípios heurísticos de Experiência do Usuário em cenários cross-channel, explicita conceituação da jornada única do usuário em ecossistemas dinâmicos de interação e apresenta a jornada de designers em seus processos de gestão.