André Monat
Possui graduação em Engenharia de Infra Estrutura Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1983), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro /COPPE(1988) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação - pela University of East Anglia (1993). Realizou seu pós-doutorado em Desenho Industrial na Bergische Universitat Wuppertal, na Alemanha (2013). Possui o certificate in Higher Education da University of Sunderland em Business Information Technology. Foi secretario regional do Rio de Janeiro e Espírito Santo da Sociedade Brasileira de Computação. Vice-Diretor da Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI/UERJ) e também coordenador do programa de pós-graduação em Design durante a promoção do programa de mestrado pela CAPES e aprovação do projeto de doutorado pelo conselho universitário da UERJ e também pela CAPES. Foi membro do CA de Desenho Industrial do CNPq e coordenador adjunto da área de Arquitetura, Urbanismo e Design da CAPES. Tem como principais áreas de atuação o design de multimídias e o design da informação.
Possui graduação em Engenharia de Infra Estrutura Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1983), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro /COPPE(1988) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação - pela University of East Anglia (1993). Realizou seu pós-doutorado em Desenho Industrial na Bergische Universitat Wuppertal, na Alemanha (2013). Possui o certificate in Higher Education da University of Sunderland em Business Information Technology. Foi secretario regional do Rio de Janeiro e Espírito Santo da Sociedade Brasileira de Computação. Vice-Diretor da Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI/UERJ) e também coordenador do programa de pós-graduação em Design durante a promoção do programa de mestrado pela CAPES e aprovação do projeto de doutorado pelo conselho universitário da UERJ e também pela CAPES. Foi membro do CA de Desenho Industrial do CNPq e coordenador adjunto da área de Arquitetura, Urbanismo e Design da CAPES. Tem como principais áreas de atuação o design de multimídias e o design da informação.
VITERA
Este trabalho de conclusão de curso tem o objetivo de desenvolver um projeto de lançamento para um jogo independente de RPG, com o um protótipo de alta fidelidade de um livro. Para contextualizar, o projeto inclui brevemente a história do mercado do RPG e o cenário atual. Para metodologia utilizei a técnica de análise de produtos similares para assimilar as identidades visuais e as regras dos sistemas de RPG, adaptando os conceitos para construir o produto. Por fim eu descrevo as partes desenvolvidas para o produto final que contemplam as regras e o projeto editorial.
Levantamento dos perfis e jornadas de usuários para buscas em sistemas de informação de acervos e coleções de mídia – O caso do Sistema Shiro
Esta pesquisa tem como finalidade um levantamento de perfis de usuário do Shiro, plataforma de gestão de conteúdo desenvolvida pela empresa brasileira Plano B, com foco no processo de recuperação da informação.
Este estudo aborda a evolução dos sistemas de busca e indexação da informação assim como questões de experiência de usuário e de desenho de interfaces digitais, dando exemplos de implementações contemporâneas. Nele é documentado também o processo de criação de personas através de estudos com usuários.
Contribuições do design para a EaD on-line corporativa do setor público: Uma experiência de definição de requisitos do AVA do TRE-RJ
Formação e Perfil dos Coordenadores de Curso de Ensino Superior em Design
Over the past 20 years there has been an increase in the number of universities in the country and, consequently, increased competition making managing a more complex institution than usual. Currently entrepreneurial thinking and the ability to put it into practice and manage the sectors of a company is an important competitive advantage, but also a challenge. The companies are changing their course of action on the market in which they operate and positioning within the business model of service delivery. The constant updating of the field generates new habits, traditions and behaviors. The objective of this paper is to present a reflection on technical and management practices that can provide improvement in quality standards and consequent growth of higher education institutions. In most cases, the educational institutions in Brazil launches the teacher - with titration or with extensive experience in academia or research - the courses of officers. This is the tradition of the institutions in relation to the leaders who will coordinate the courses. This teaching is difficult in the effective management of the courses due to lack of certain management techniques that would help in better performance of the companies. The management brings some possibilities for the institution, among them allows to recognize threats and opportunities, transforming information into knowledge with added value to the processes. In this study, the field being investigated is the degree course in Design coordinator and possibly apply parameters and management models appropriate to the incremental improvement of these courses.
Estratégias de design para o setor público: evolução e perspectivas no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
Geolocalização, redes sociais e dispositivos móveis: proposta de sistema gráfico
Os elementos gráficos na televisão brasileira: o caso da TV Educativa
Análise da Infografia Jornalística
Aplicando técnicas de hipermídia adaptativa em jornais online
A visualização da informação quantitativa em jornalismo televisivo - classificação de infográficos em vídeo
Comparação de parâmetros biomecânicos entre sistemas de captura de movimentos: avaliação do Microsoft Kinect
Criação de Cursos Virtuais de Computação Gráfica com uso de Hipermídia Adaptativa
Design de Modelos Colaborativos em Sites de Notícias
Design instrucional para cursos a distância adaptativos
Exibição de Propaganda Personalizada com o uso de Realidade Aumentada
Inteligência Artificial Explicável e imagem
As ferramentas de Inteligência Artificial (IA) ainda encontram dificuldade para interpretar imagens de forma semântica (ou a partir de contextos específicos), incorrendo em erros. Com a premissa de que designers são especialistas em construção de imagens que visam facilitar a comunicação e o entendimento de uma mensagem visual, a pesquisa pretende entender e propor a participação destes profissionais no aprimoramento de ferramentas de Inteligência Artificial Explicável (IAX) que reconhecem e interpretam imagens.
Métodos data-driven design como cultura nas práticas projetuais do designer
Os objetos conectados podem coletar e armazenar dados os quais são capazes de serem acessados por aplicativos e serviços para identificação, análise e personalização do comportamentos dos indivíduos. Métodos data-driven design (DDD), conjuntos de técnicas baseadas na quantificação do uso de produtos e serviços, são comumente utilizados como uma abordagem quantificada, e precisa para identificação de padrões de uso e possíveis resoluções de problemas, facilitando a tomada de decisões em projetos de design. Nosso objetivo neste trabalho é investigar o uso de métodos DDD para a análise do uso de celulares pela pessoa usuária. Como resultado, será investigado a possibilidade da criação de uma identidade digital.