Bruno Sérgio Coelho de Oliveira

Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001), mestrado (2007) e doutorado (2019) em design pelo Programa de Pós-Graduação em Design da Escola Superior de Desenho Industrial da Uerj (PPDESDI). Atualmente é designer na Fundação Oswaldo Cruz, atuando como tecnologista em saúde pública, e Professor na Esdi/Uerj. Atuou como web designer na Infoglobo para o site do jornal O Globo e como designer gráfico na Globo.com, trabalhando em projetos de sites como o Portal Globo.com, G1 e GloboEsporte.com. Foi também professor da graduação na Escola Superior de Design Digital do Instituto Infnet. Atua principalmente nas áreas de design de interação, usabilidade, desenho e percepção visual, com experiência também nas áreas de design de produto, gráfico e de serviços.

Google Scholar | Research Gate

Orientador / Co-orientador
Graduação Design

PROJEKT - Plataforma de portfólio e acompanhamento de projetos para designers

Este projeto visa registrar a análise de experiência do usuário de uma plataforma online para o desenvolvimento colaborativo dos projetos de alunos de Design da ESDI. Seu principal objetivo foi a criação de uma plataforma que permite e incentiva os usuários a divulgarem seus projetos desde a concepção, recebendo feedbacks de outros alunos e, assim, melhorando-os de forma colaborativa. Por focar mais no processo de desenvolvimento do que no produto final, recebeu o nome provisório de Processofólio. Posteriormente, esse termo foi substituído por PROJEKT, nome escolhido durante o desenvolvimento do branding da plataforma.

Rafael Inocencio de Melo da Silva

REDESIGN DA CADERNETA DE SAÚDE DA CRIANÇA PARA PLATAFORMAS DIGITAIS

Este projeto pretende propor uma reconfiguração e atualização da Caderneta de Saúde da Criança e seu modelo atual. Nesse redesign, foi identificado que a oportunidade seria a transformação da caderneta em um produto digital, visando possibilitar uma atualização regular dos conteúdos da caderneta, o acesso de maneira online as informações dela. Além disso, o formato digital dessa ferramenta instrutiva, não está à mercê de acidentes e intempéries que um suporte físico tem. Logo, o objetivo passou a ser tornar o seu uso mais acessível e engajador ao usuário, além de possibilitar uma geração de dados mais funcional nos sistemas de dados contemporâneos. Com essa linha de pensamento os desenvolvimentos elaborados chegaram a um resultado que permite uma interação e aprendizado mais dinâmico e atraente ao usuário, praticidade e facilidade para acessar os dados de vacinas e exames, além de uma atualização imediata de dados e informações entre o SUS e os usuários. Tendo isso em vista, os novos desenvolvimentos se centraram na esquemática vacinal, tradução gráfica de conteúdos instrutivos e nos registros médicos de acompanhamento da criança.

Josenildo do Nascimento Araujo

Soma - Plataforma Online para Artistas Digitais

Soma foi um projeto onde se foi criado e prototipado uma plataforma online para artistas digitais, onde se pode interagir com diversas outras plataformas utilizadas por esse público. Na plataforma é possível publicar, visualizar e interagir com diversas publicações de diferentes sites e aplicativos em um só lugar, visando facilitar o trabalho dos artistas que utilizam tais ferramentas.

Leonardo de Medeiros Furquim