Software Livre e o Ensino do Design

24 ABR 2018
O professor e advogado Alexandre Cantini (PUC-Rio) ministrará a palestra "Software Livre e o Ensino do Design" na sala do primeiro ano

Design.com: cartografias, copesquisas, narrativas

24 ABR 2018
O Seminário Design.com vem explorando conexões, expansões e articulações do design com outras áreas para pensá-lo de modo transdisciplinar, esse ano propõe um encontro focado principalmente nos modos de fazer e pesquisar.

Formas da História: Um outro olhar sobre a cidade e seus contornos

19 ABR 2018
Aula inaugural do ano letivo de 2018, ministrada por Ynaê Lopes dos Santos.

Semana de Abertura do Semestre 2018: ESDI/UERJ Petrópolis

09 ABR 2018
Quatro dias de atividades como palestras, oficinas e visitas guiadas no campus ESDI/UERJ Petrópolis, onde ocorre o curso de graduação Arquitetura e Urbanismo. Evento aberto ao público.

Conversa sobre risografia & zines

19 MAR 2018
A Risotrip print shop co.  realizou uma conversa sobre risografia e autopublicação com George Wietor/Issue Press.

Lançamento do livro “Histórias do Design no Brasil III”

04 DEZ 2017
Lançamento do 3º volume da série de livros ‘Histórias do Design no Brasil’, que, como os volumes anteriores da série, é constituído por dez textos relativos às pesquisas desenvolvidas na disciplina ‘História Social do Design no Brasil’, do Programa de Pós-graduação da FAU/USP.

Entremeios em tempos de turbulência

30 NOV 2017
O seminário apresenta trabalhos a serem debatidos em dinâmicas coletivas, durante o encontro, além de promover palestras, oficinas e rodas de conversa sobre temas pertinentes ao viver em turbulência sob diferentes perspectivas.

Clackesdi - 3ª Mostra de curtas do Pavão

29 NOV 2017
Clackesdi trouxe para a Casa Ipanema a 3ª Mostra de curtas do Pavão – um festival de cultura, design e arte, dos alunos da Esdi.

Oficina “Gambiologia com Sensores”

28 NOV 2017
Atividade ministrada pelo artista, designer e curador, Fred Paulino, pretende possibilitar a experimentação com montagem e funcionamento de sensores por meio da construção de engenhocas, utilizando materiais precários e proporcionando uma prática em interações mecânicas e eletrônicas.

3º Simpósio de Pós-Graduação em Design da Esdi

22 NOV 2017
O 3º Simpósio de Pós-Graduação em Design da Esdi (SPGD 2017) foi realizado nos dias 22 e 23 de novembro de 2017. Os objetivos do evento foram o registro e a divulgação das pesquisas realizadas no PPDESDI e a integração dos participantes com a comunidade acadêmica.

Mesa: Lá e Cá, conexões Brasil-Portugal

16 NOV 2017
O Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Esdi/UERJ realizou a primeira edição do Arquitetura em Debate, onde ocorreu a mesa: Lá e Cá, conexões Brasil-Portugal. Nesta edição,  receberam o Prof. Dr. João de Souza Moraes, com a palestra “Arquitetura Tropical Lusófona”, e o Prof. Dr. Mário Márcio Santos Queiroz, com a palestra “Habitação de Interesse Social: Desafios das Cidades Contemporâneas”.

Aula aberta “Desafios para uma gestão democrática na educação"

14 SET 2017
As instituições de ensino superior no Brasil passam por um momento de grande dificuldade devido aos cortes orçamentários na educação pública, e o estado Rio de Janeiro vem sido afetado não só pela crise econômica e política mas também pela agenda política de desmonte das instituições públicas, especialmente das universidades.

Múltiplos: transformações indígenas na Esdi

03 JUL 2017
Nos dias 03 e 04 de julho, aconteceu a segunda edição de Múltiplos, uma série de rodas de conversa organizada pelo Laboratório de Design e Antropologia (LaDA) em parceria com o Museu do Índio.

Arraiá da Esdi - Esdi Aberta #UerjResiste

01 JUL 2017
A segunda edição do evento ESDI ABERTA #UERJRESISTE foi em clima de festa junina. O Arraiá, que foi organizado pela Associação de Professores, ex-Alunos e Amigos da Esdi (AexDI), CAPO ESDI e Associação Atlética de Comunicação e Artes - Uerj.

Mutirão Aroeira Espaços Verdes

01 JUL 2017
O Mutirão foi um evento promovido pelo laboratório de design e sustentabilidade da Esdi Espaços Verdes. A proposta foi repensar a produção e consumo de alimentos nos centros urbanos e promover encontros que transformem o espaço da horta da Esdi em uma praça de convivência, agroecologia e projetos.

Feira Tombo

01 JUL 2017
A Feira Tombo é um espaço para exposição e venda de artes gráficas, que tem como objetivo integrar estudantes e produtores locais.

Seminário Internacional Places: Designing and Belonging

27 JUN 2017
A realização dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro e as transformações urbanas decorrentes dela suscitaram e seguem suscitando inúmeras questões. A proposta do seminário foi debatê-las sob o ponto de vista do design, entre outras práticas projetuais tais como arquitetura e planejamento urbano.

II Seminário Design.Com: Articulações, Expansões, Conexões

30 MAI 2017
A segunda edição do seminário Design.Com aconteceu em três dias de debate sobre as articulações do design com outros saberes, as expansões do design pela cidade e, por fim, suas conexões com outros atores.

Música e Tortura - A Política Estética da Playlist

29 MAI 2017
Tratou de práticas aparentemente tão distantes quanto o uso da tortura sonora pelas forças militares dos EUA e a ubiquidade das Playlists na vida cotidiana, Thomas discutiu a instrumentalização do acústico, e analisou o que se pode chamar de uma "política da escuta".

Palestra de Silvana Rubino na ESDI

26 MAI 2017
Palestra sobre "Mulheres, arquitetura e espaço doméstico"