Entremeios em tempos de turbulência

Antropoceno. Para muitos é o nome dessa era em que crises de múltiplas dimensões se acumulam por conta da ação dos humanos no planeta. Apesar do significativo consenso em torno do termo e da catástrofe no horizonte, é possível traçar outros pontos-de-vista e arriscar outras parcerias. Bruno Latour propõe associações entre humanos e não humanos. Donna Haraway aposta em relações interespécies e tecnológicas. O mundo não acabou, muito pelo contrário, seguimos fazendo mundos com outros. Ou correspondendo a eles, nos termos de Tim Ingold.

Essa perspectiva abre imensas oportunidades para as práticas criativas e projetuais. Projetos e processos com outros – designers e não designers, humanos e não humanos – são capazes de estimular uma responsabilidade entendida como uma habilidade de responder à crise. São práticas simpoiéticas, seja de correspondência nos termos de Ingold, drawing things together nos termos de Latour ou making string figures nos termos de Haraway, dentre outras. Como alternativa ao impasse em que nos coloca o antropoceno, poderíamos então ensaiar modos simbióticos de habitar o mundo?

Com o objetivo de proporcionar diálogos entre indivíduos e coletivos de diferentes áreas do saber como design, arquitetura, artes, ciências humanas e sociais entre outras que tenham voltado seus esforços para processos e projetos que, diante dos desafios, se permitam permanecer com os problemas experimentando os impasses e incertezas ao invés de investir em resolvê-los de modo unívoco, o seminário ENTREMEIOS EM TEMPOS DE TURBULÊNCIAS apresenta trabalhos a serem debatidos em dinâmicas coletivas, durante o encontro, além de promover palestras, oficinas e rodas de conversa sobre temas pertinentes ao viver em turbulência sob diferentes perspectivas.

Organizado pelo Laboratório de Design e Antropologia (LaDA), da Escola Superior de Desenho Industrial, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Esdi/UERJ), o seminário segue para a sua quarta edição, que ocorrerá entre os dias 30 de novembro e 03 de dezembro de 2017, no Centro Carioca de Design e na Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI/UERJ). Novamente se abrirá para trocas entre iniciativas localizadas no campo prático e/ou teórico em áreas diversas colocando em pauta pesquisas, processos criativos, práticas colaborativas e experimentações especulativas para seguir vivendo em tempo de turbulências…

Acesse o site para conhecer a programação completa: http://ladaesdi.com/
Acesse a página do evento no facebook: