Lançamento do livro “Histórias do Design no Brasil III”

No dia 04 de dezembro, às 19h, acontece na ESDI o lançamento do 3º volume da série de livros ‘Histórias do Design no Brasil’, que, como os volumes anteriores da série, é constituído por dez textos relativos às pesquisas desenvolvidas na disciplina ‘História Social do Design no Brasil’, do Programa de Pós-graduação da FAU/USP. No livro, são abordados temas como ensino, mobiliário, interiores, embalagens, identidade visual, exposições, produtos de plásticos e o campo editorial. Além da presença de quatro dos autores, o evento contará com duas palestras sobre histórias publicadas no livro que são relacionadas a designers que passaram pela ESDI. Bitiz Afflalo falará sobre o importante projeto de mobiliário escolar proposto na década 1970 pelo Instituto de Desenho Industrial IDI-MAM-RJ sob liderança de Karl Heinz Bergmiller, projeto que a partir de 1999 passou por revisões e adaptações para produção e implantação em escolas de São Paulo. A segunda palestra abordará a história de um escritório pioneiro no Rio de Janeiro, o A3 Programação Visual, que existiu entre 1980 e 1996 e que foi dirigido por quatro mulheres, Ana Luisa Escorel, Evelyn Grumach, Heloisa Faria e Cynthia Leite Araújo, das quais duas se graduaram na ESDI. Sua trajetória de destaque no campo do design é revisitada a partir dos depoimentos de Evelyn Grumach, Heloisa Faria e Cynthia Leite Araújo. O livro traz ainda outra importante contribuição para a memória do design no rio de Janeiro: a partir das ideias projetuais do professor José Luiz Mendes Ripper, um dos textos retoma a concepção do curso de design da PUC-Rio em 1972, e sua reformulação em 1981.