Afamíli Iafamíl Liafamí Íliafam

< >

Assim como é possível trocar a ordem das letras e ainda assim reconhecer a palavra FAMÍLIA, muitas trocas são possíveis para se compor e recompor laços familiares. Tradicionalmente, a família é baseada em laços de sangue. Com fins de reprodução da linhagem e manutenção da propriedade, ela se manteve durante séculos sob autoridade patriarcal. Contudo, essa estrutura hierárquica se abriu a novas composições. São variadas as opções afetivas, as afinidades compartilhadas como também as ausências sofridas. Em todas elas, o afeto permanece fundamental.

Como representar famílias? Novas e nem tão novas assim? Com esta exposição, se pensa família como um ready-made fotográfico. Quando nascemos, ela já está lá, clicada e colada num álbum fotográfico. Ainda assim, dela nos apropriamos e lhe damos, com nossa própria existência e experiência, outras configurações. Aqui, apresentamos então algumas dessas apropriações de imagens de famílias.

A matéria prima desses ready-made fotográficos são retratos retirados de nossos álbuns familiares, comprados em feiras, compartilhados entre colegas da Esdi e até achados nas ruas ou nas redes. A eles se juntaram imagens ultrassonográficas e frames videográficos. As apropriações se deram então por diversos meios: colagens manuais, manipulações digitais, intervenções tipográficas, associações pictóricas, combinações com stencil e instalações site-specific entre muitas outras. Com essas imagens, apresentamos a nós mesmos e as famílias que criamos.

FICHA TÉCNICA
Divulgação: Giulia Marques
Identidade Visual: Yan Hill
Projeções: Kyle Kuo, Laura dos Anjos e luggozzi
Sinalização: Bruna Baylão e Rafael Pinheiro
Suporte técnico: Denise Filippo e Marcelo Ramiro
Texto: Barbara Szaniecki e Laura Gadelha
Agradecimentos a Helena Salomão e Léo Thomé.

PARTICIPANTES:
Amanda Carvalho Monteiro
Bruna Baylão
Eduarda Rios
Eduardo Ceva
Giulia Marques
João Paulo Perez
Joyce Oliveira e Thiana Fragoso
Kyle Kuo
Lais Hasek
Laura Gadelha
Laura Cavalcanti
Laura dos Anjos
Leticia Martins Antunes da Silva
luggozzi
Luisa Cunha
Miguel Moreira Guimarães
Pedro Pires
Rafael Pinheiro
Raquel de Souza
Rubac
Sergio Adriano Menezes dos S. Souza
Silvia Davis
Stephanie Dias
Suellen de Oliveira Arruda
Theo Deicídio
Yan Hill

https://www.facebook.com/events/2121391948146358/