Identidade visual da Policlínica Piquet Carneiro (UERJ)

< >

Em setembro de 2016 a ESDI iniciou a etapa de desenvolvimento do Sistema de Identidade Visual da Policlínica Piquet Carneiro como parte de uma ampla parceria entre essas duas instituições. O projeto de identidade visual teve como objetivo criar uma comunicação institucional equalizada entre os diversos setores, laboratórios e serviços que a Piquet Carneiro oferece à população.
O desafio inicial na concepção da nova identidade visual foi identificar e representar os valores da Piquet Carneiro centrados em três pilares que guiaram todo o projeto: Saúde, principal ocupação da instituição; Acadêmico, segunda função de uma instituição diretamente ligada à UERJ; e Social, terceira preocupação da instituição, que promove a humanização dos atendimentos aos pacientes e àqueles que os acompanham.
A marca é então formada por três módulos geométricos que se encaixam perfeitamente para formar o símbolo do logotipo. A tipografia selecionada contém curvas e retas que acompanham o desenho do símbolo e as cores, dois tons de verde e o amarelo, buscam expressar o segmento de saúde e humanização intrínsecos à Policlínica.
No dia 18 de dezembro, a marca foi apresentada e aprovada pelo reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ, professor Ruy Garcia Marques, e pelo diretor geral da Policlínica Piquet Carneiro, professor Luis Cristóvão Pôrto. A continuidade do projeto irá focar nas aplicações da marca em diversos meios e na elaboração da sinalização da Policlínica. A equipe de Sistema de identidade visual, neste ano, foi composta por Renata Perim (aluna doutorado – PPDESDI), Fernanda Quadros e Luiza Russo (alunas PIBIC de graduação da ESDI) e supervisionada pelo professor Mauro Pinheiro.