Carta dos estudantes de pós-graduação em design do Rio de Janeiro em defesa dos valores democráticos no Brasil*

Nós, estudantes e pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação em Design da cidade do Rio de Janeiro - PUC-Rio, UFRJ e UERJ - subscritas e subscritos, afirmamos o nosso profundo compromisso com os princípios democráticos e com o respeito à diversidade pautados pela liberdade de expressão e a convivência social, ética e pacífica. Por esta razão aqui manifestamos repúdio aos discursos e ações que ferem nossa conduta cidadã guiada por esses princípios.

Nossa jovem disciplina foi historicamente alvo de uma série de perseguições políticas e ideológicas, relacionadas ao agir crítico diante da realidade e à problematização das dialéticas entre o ser humano e o mundo que as práticas do design incessantemente fomentam. Dentre os casos mais célebres poderíamos citar o fechamento da Bauhaus pelo Partido Nazista, em 1933. Ali, um projeto pedagógico extremamente prolífico e politizado entrou em choque com o conservadorismo estético colocado em marcha pelo fascismo alemão, acarretando sua interrupção precoce.

O design invariavelmente esteve ao lado da diversidade, e seu ensino se volta desde sempre para a formação integral do ser humano, compreendido em toda a sua complexidade. A prática de projeto em design se empenha em transformar a realidade, buscando processos e soluções que tragam dignidade aos indivíduos e qualifiquem a vida em coletividade.

Diante disso, temos a responsabilidade de defender a educação sem censura, com liberdade de pensamento e de crítica, oferecida de modo público, acessível e com qualidade. Isto significa que é nosso dever nos contrapormos a quaisquer ameaças que sejam colocadas à ordem democrática. Afirmamos, portanto, nosso compromisso inequívoco com os direitos humanos, com a liberdade de expressão, com o interesse popular e com valores republicanos e democráticos sobre os quais assentou-se a história das instituições universitárias do país.

Não restam dúvidas sobre a exigência que o momento político atual nos coloca: trata-se de defender a democracia frente ao risco de vermos implantado um projeto de aniquilamento da diversidade, de cerceamento das liberdades civis, de restrição às instituições democráticas e de escalada institucionalizada da violência. Esta carta é escrita em respeito à luta de todas e todos que nos antecederam e à história a ser construída por todas e todos que nos sucederão.

Conclamamos colegas, docentes, funcionários e funcionárias, suas famílias e suas comunidades a refletirem com serenidade e consciência a respeito da escolha que a nós se coloca neste momento crítico da vida política e social brasileira.

Que o respeito às instituições e aos ideais democráticos prevaleça, hoje e sempre.

Programa de Pós-Graduação em Design PUC-Rio

Eliezer Nogueira do Nascimento Júnior
Elizabeth Franco
Eva Célem
Fabiana Heinrich (ex aluna)
Fernanda Cout (ex aluna)
Flávia Menezes Cunha Soares
Flávia Secioso
Francisco Oliveira de Queiroz
Gabriela Silveira Barbosa
Gianna Larocca
Guilherme Altmayer
Imaíra Portela
Isabel Martins Moreira
Joana Martins Contino
João C. L. M. Sarmento
João Tavares Chafic Haddad
Juliana Nunes Barbosa (ex aluna)
Julieta Sobral
Larissa Guimarães Averbug
Liana Ventura
Lucas Demps
Luciana Perpétuo de Oliveira
Luiz Antonio Barros
Marcela Fonseca Lima (ex aluna)
Maria Eloisa de Jesus Conceição
Roberta Guizan
Sâmia Batista
Sanny Purwin
Simone Wolfgang (ex aluna)
Thais Batista de Araújo
Thierry Coutinho (ex aluno)

*Partes do presente texto foram publicadas originalmente na Carta aberta do Departamento de Educação da PUC - Rio.

Publicado em 28 out 2018