Seminário Internacional Imersões: Arte e Arquitetura

< >

O Grupo de Pesquisa CURA/ ESDI/ UERJ convida! Imersões: arte e arquitetura é um seminário internacional on-line que propõe uma reflexão sobre os papéis da arquitetura e urbanismo na contemporaneidade e sua interseção e interface com a arte. Com transmissão ao vivo entre os dias 2 e 5 de março de 2021, seu ciclo de debates promoverá reflexões que transitam nesses campos do saber, promovendo sua difusão, ao mesmo tempo em que tornam a arte contemporânea e a arquitetura responsáveis por mais compromissos sociais. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.imersoes.arq.br.

Entre os convidados estão a arquiteta Patti Anahory, de Cabo Verde, a arquiteta, urbanista e escritora Joice Berth, o fotógrafo e ativista social Maurício Hora, a arquiteta e urbanista Raquel Rolnik, o curador-chefe do Museu de Arte do Rio, Marcelo Campos, o artista  plástico e professor pesquisador da PUC-Rio, Cadu, e a diretora da Casa França-Brasil, Helena Severo. Todas as mesas terão tradução simultânea para Libras. Veja a programação completa no site.

Os eixos centrais de Imersões - Arte e arquitetura, Habitação social e Arquitetura e alteridades - procuram ampliar a discussão que se apresenta urgente e desdobra, no ano em que o Rio recebe da UNESCO o título de Capital Mundial da Arquitetura, o mote anunciado pelo 27o Congresso Mundial de Arquitetos - UIA 2021: Todos os mundos. Um só mundo. Uma convocatória para seleção de trabalhos e experiências que dialoguem com os temas do evento está aberta no site até 12 de fevereiro. Serão selecionados 30 vídeos de até 4:59 minutos, que serão exibidos durante os debates.

Imersões: arte e arquitetura é realizado em parceria pela Escola sem Sítio, Casa França Brasil, CURA/UERJ, LINDA/PUC-Rio e Uia 2021 Rio. O evento é patrocinado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal por meio da Lei Aldir Blanc.