Curso Livre Arduino Aplicado à Irrigação Automatizada de Baixo Custo

Aconteceu no sábado, dia 28 de outubro, na Esdi o curso livre Arduino Aplicado à Irrigação Automatizada de Baixo Custo. Quem ofereceu o curso foi Saulo Jacques, biólogo, Doutor em Ecologia e Evolução pela UERJ com estudos sobre os impactos das alterações climáticas globais sobre ecossistemas naturais. Entusiasta de software livres e open data, atualmente oferece cursos de análise de dados usando R e Python, e desenvolve projetos de tecnologias livres e abertas com foco em monitoramento ambiental, sistemas automatizados de baixo custo, e emancipação tecnológica.

Defesa de tese de Marcos Oliva

A tese “Design Industrial: Educação Criativa e Projetual e suas Contribuições" para o Ensino de Projeto de Produto Orientado para as Indústrias Moveleiras” do Marcos Henrique de Guimarães Oliva, aluno do doutorado, será defendida no dia 16 de novembro de 2017, às 16h. Este trabalho, orientado por Luiz Antonio Vidal de Negreiros Gomes, parte do olhar historiográfico de um profissional de desenho Industrial e um professor de projeto de produto sobre o atual estado-da-arte do ensino de Design industrial, particularmente, do ensino de Design de Mobiliário, no Rio de Janeiro. A partir de processos projetuais orientados à concepção de produtos da indústria moveleira, desenrolou-se questões relacionadas à educação criativa e projetual e, com base em procedimentos historiográficos e em técnicas de Pesquisa-ação, desenvolveu-se métodos para projeto de produto em níveis educacionais distintos.

Exposição “O pipoqueiro da esquina”

No princípio eram apenas “pipocas”, frases críticas e bem-humoradas de Carlos Drummond de Andrade que ganharam este apelido nas páginas do Jornal do Brasil, onde foram publicadas entre 1979 e 1981. No final, as tiradas apimentadas do poeta ganharam ilustração do amigo Ziraldo e viraram livro, O pipoqueiro da esquina, editado pela Codecri ainda em 1981. O IMS do Rio comemora este ano o Dia D – aniversário de Drummond – expondo em sua Pequena Galeria um conjunto dessas charges, com desenhos originais do artista, escritor e jornalista, a partir do dia 31 de outubro de 2017. A exposição com curadoria de Eucanaã Ferraz fica aberta de terça a domingo e feriados (exceto segunda), das 11h às 20h, no Instituto Moreira Sales.

no brasil

Interaction South America Floripa

O evento, que acontece no dia 9 de novembro em Florianópolis parte de quatro temas: Negócios, Humanas, Tecnologia e Comunicação, focado em relacionar os conceitos do design e a área de negócios. Propõe-se discussão sobre o design como estratégia para gerar valor e impacto real no mundo dos negócios. O segundo tema trata de assuntos ligados ao comportamento humano e a áreas de conhecimento que estudam as dinâmicas e interações relacionadas às pessoas e suas percepções. Na parte de tecnologia os conteúdos abordados são relacionados aos diversos avanços e novidades tecnológicas e seus impactos na sociedade e nos projetos de design. O último tema está ligado à questões do design que se conectam com a comunicação e expressão para diversas finalidades e contextos.

para mais informações, acesse: http://isa.ixda.org/2017/

AA Women and Architecture in Context

A série de conferências que acontece entre 2-7 de novembro de 2017, em Londres, marca o centenário da admissão das mulheres na Escola de Arquitetura da Associação Arquitetônica de Londres em 1917. Após a morte de Zaha Hadid em março passado, a conferência acadêmica promete ser oportuna ocasião para explorar novos caminhos para as arquitetas femininas que muitas vezes são afastadas de sua própria profissão.

A Esdi nos (pre)ocupa

Na última sexta-feira, 27 de outubro, a ESDI (pre)ocupa a Belas-Artes ULisboa. Entre as 10h e às 17h, Zoy Anastassakis e Marcos Martins discutiram sobre o incontornável legado e o delicado presente da Esdi - Escola Superior de Desenho Industrial, fundada em 1962 no Rio de Janeiro – a mais antiga escola superior de design do Brasil, da América Latina e da língua portuguesa. Frederico Duarte e Victor M. Almeida apresentaram também uma declaração de solidariedade à ESDI em defesa do ensino público de design na língua portuguesa. Em seguido Juliana Paolucci, Sofia Gonçalves, Raquel Noronha, Albio Nascimento, Jonathan Nunes, Guilherme Sousa e Gonçalo Falcão discutiram sobre os currículos, programas e experiências de professores, alunos e ex-alunos dos dois lados do Atlântico. Entre as várias falas, os participantes puderam visualizar fotografias do cotidiano da ESDI registadas pelo aluno Gabriel Borges.

No sábado, dia 28, ocorreu um visita à exposição do MUDE "Como se Pronuncia Design em Português: Brasil Hoje” e a à tarde, nas Belas-Artes ULisboa haverá uma conversa sobre a universidade com a Carla Paoliello.