3º Simpósio de Pós-Graduação em Design da Esdi (SPGD 2017)

O 3º Simpósio de Pós-Graduação em Design da Esdi (SPGD 2017) será realizado nos dias 21, 22 e 23 de novembro de 2017. Os objetivos do evento são o registro e a divulgação das pesquisas realizadas no PPDESDI e a integração dos participantes com a comunidade acadêmica. A publicação e apresentação de trabalhos é direcionada aos alunos regularmente matriculados no Programa, egressos com até três anos de encerramento do curso, e alunos de graduação da Esdi que estejam em projetos de iniciação científica. Alunos especiais, profissionais de design e participantes de projetos de iniciação científica poderão participar como co-autores de trabalhos, desde que  produzidos em parceria com docentes ou alunos do programa. O evento acontecerá nos seguintes horários, que poderam ser eventualmente alterados:

dia 21 - 13:00 às 18:00

dia 22  - 08:30 às 18:00

dia 23  - 08:30 às 18:00 (parte técnica), com confraternização e apresentação da Orquestra Harmonium

Participantes que desejarem receber o certificado após o evento precisam se cadastrar como "Ouvintes" no link abaixo. Evento gratuito. Participe!

Acompanhe o evento também pelas redes sociais

Facebook: @SPGDESDI

Instagram: @spgd_esdi

Oficina de Gambiologia na ESDI: “GAMBIOLOGIA COM SENSORES”

De 28 a 30 de novembro acontecerá a Oficina de Gambiologia na ESDI: “GAMBIOLOGIA COM SENSORES”, ministrada pelo artista, designer e curador, Fred Paulino. A atividade pretende possibilitar a experimentação com montagem e funcionamento de sensores por meio da construção de engenhocas, utilizando materiais precários e proporcionando uma prática em interações mecânicas e eletrônicas. Serão utilizadas como inspiração as máquinas de “Rube Goldberg”, complexas estruturas de funcionamento sequencial sem utilidade precisa.

A oficina é aberta para todos e tem número limitado de 12 vagas para alunos da Esdi e demais interessados. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de novembro com o professor Zaven Paré através do e-mail: zavenpare@esdi.uerj.br

Os participantes deverão levar brinquedos e objetos em desuso, eletrônicos defeituosos ou não e sucatas diversas.

Para mais informações envie e-mail para: zavenpare@esdi.uerj.br

Para mais informações sobre Fred Paulino, acesse: www.gambiologia.net

Extensão do prazo de submissão de artigos para as chamadas da revista ARCOS DESIGN

A revista Arcos Design é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Design da Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Seu nome surgiu de modo quase natural: pelas pontes que pretendia montar com outros campos, por sua localização geográfica junto aos Arcos da Lapa, ícone da cidade do Rio de Janeiro. Em 2008, a Arcos Design deixou de ser impressa mas prosseguiu em formato eletrônico na plataforma de revistas da UERJ. Para seguir desenhando perspectivas na pesquisa em design, ao recebimento de artigos e resenhas em fluxo contínuo, a revista estendeu o prazo para submissão de artigos sob responsabilidade de professores do PPDEsdi. Estão abertas as seguintes chamadas:

Correspondências entre design e antropologia

Editoras: Zoy Anastassakis e Raquel Noronha

Prazo para submissão extendido: 20 de novembro de 2017 (bilíngue)

Previsão para publicação: 30 de dezembro de 2017

Maiores informações: Chamada aberta - Correspondências entre design e antropologia

Beyond Myths: Ideas, Values, and Processes in Design History

Editor: João de Souza Leite

Prazo para submissão extendido: 20 de novembro de 2017 (artigos em inglês)

Previsão de publicação: abril de 2018

Mais informações: Chamada aberta - Beyond Myths: Ideas, Values, and Processes in Design History

Design Petrópolis 2017

A terceira edição do Design Petrópolis 2017 pretende mostrar ao grande público da cidade de Petrópolis a existência e aplicação do Design nos serviços, comércios e indústrias locais, partindo do princípio que há designers e empresas que investem e se utilizam do Design como elemento de valor agregado a sua produção. O evento será realizado na primeira semana de Novembro, se estendendo até o dia 11 de Novembro, e conta com uma exposição da produção local, das áreas de design de mobiliário, jóias, editorial, moda, equipamentos sanitários, artesanato, gráfico, sinalização, etc, através palestras, workshops e eventos paralelos, a fim de demonstrar o valor que o Design adiciona a qualquer manifestação material que acontece na cidade, seja pública ou privada.

Haverá também um Selo de Qualidade, com troféu, a ser oferecido a empresas ou designers que participam do evento.

Acompanhe o evento pelo facebook: https://www.facebook.com/designpetropolis

Contribuição para o livro Design and Nature

Organizado como um diálogo entre natureza e design, o livro Design and Nature explora idéias de design, oportunidades, visões e práticas para relacionar e descobrir como o design pode se envolver com o mundo natural. Os editores do livro convidam profissionais, professores e estudantes a enviar contribuições para o livro.

As datas e detalhes do processo de seleção de artigos encontram-se a seguir:

Resumos: 10 de novembro de 2017

Notificação de autores selecionados: 08 de dezembro de 2017

Artigos completos: 20 de março de 2018

Data de publicação: Primavera de 2019 (Routledge)

Envie resumos de 400-700 palavras para: designnaturebook@gmail.com

Para mais informações acesse o site: http://blogs.eciad.ca/designandnature/