Sinal 570

na esdi

Defesa de tese de Marcos Oliva

A tese “Design Industrial: Educação Criativa e Projetual e suas Contribuições para o Ensino de Projeto de Produto Orientado para as Indústrias Moveleiras” do Marcos Henrique de Guimarães Oliva, aluno do doutorado, será defendida no dia 16 de novembro de 2017, às 14h. Este trabalho, orientado por Luiz Antonio Vidal de Negreiros Gomes, parte do olhar historiográfico de um profissional de desenho Industrial e um professor de projeto de produto sobre o atual estado-da-arte do ensino de Design industrial, particularmente, do ensino de Design de Mobiliário, no Rio de Janeiro. A partir de processos projetuais orientados à concepção de produtos da indústria moveleira, desenrolou-se questões relacionadas à educação criativa e projetual e, com base em procedimentos historiográficos e em técnicas de Pesquisa-ação, desenvolveu-se métodos para projeto de produto em níveis educacionais distintos. 


Última semana para submissão de artigos para as chamadas da revista ARCOS DESIGN

Esta é a última semana para submissão de artigos para as duas chamadas abertas da revista ARCOS DESIGN - publicação do Programa de Pós-Graduação em Design da Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, que tem por objetivo seguir desenhando perspectivas na pesquisa em design, ao recebimento de artigos e resenhas em fluxo contínuo, sob responsabilidade de professores do próprio programa. Estão abertas as seguintes chamadas:

Correspondências entre design e antropologia

Editoras: Zoy Anastassakis e Raquel Noronha
Prazo para submissão adiado: 20 de novembro de 2017 (bilíngue)
Previsão para publicação: 30 de dezembro de 2017
Maiores informações: Chamada aberta - Correspondências entre design e antropologia - https://goo.gl/Xd9xSt 

 Beyond Myths: Ideas, Values, and Processes in Design History

Editor: João de Souza Leite
Prazo para submissão adiado: 20 de novembro de 2017 (artigos em inglês)
Previsão de publicação: abril de 2018
Mais informações: Chamada aberta - Beyond Myths: Ideas, Values, and Processes in Design History- https://goo.gl/CgBXnL 


Participação da Esdi em eventos na Europa em 2017

Ainda no primeiro semestre deste ano, a Esdi recebeu dois convites para participar em eventos em Portugal e na Espanha. Primeiramente, o Professor Freddy Van Camp encaminhou à direção da escola um convite feito a ele para que a Esdi participasse do 7º Encontro BID (Bienal Iberoamericana de Design) Enseñanza y Diseño, em Madri. Respondendo a este convite, a direção entrou em contato com a organização do evento para planejar a participação da escola, que, segundo o convite feito a Freddy, poderia incluir apresentações orais de professores e exposição de trabalhos de alunos. Lançada uma chamada geral entre os alunos, uma banca formada pelos professores Ligia Medeiros, Marcos Martins, Washington Dias Lessa e Zoy Anastassakis selecionou os trabalhos dos alunos de graduação Carolina Menezes, Gabriel Cardoso, Jonathan Nunes e da mestranda Juliana Paolucci. Os organizadores do evento deram apoio, fornecendo isenção das taxas de inscrição, além de hospedagem para os professores. Zoy Anastassakis e Marcos Martins que fizeram apresentações individuais sobre suas experiências docentes, Zoy participou de mesa redonda com o tema “La Universidad frente a la crisis. Modelos de innovación y sostenibilidad”. Os alunos Jonathan e Juliana também estiveram presentes no evento, apresentando oralmente seus trabalhos.

Também no início do ano, o designer e pesquisador português Frederico Duarte propôs que a Esdi participasse da mostra “Como se pronuncia design em português: Brasil hoje”, a ser realizada pelo Museu do Design e da Moda (MUDE) sob sua curadoria. A exposição, aberta ao público de 23 de setembro a 31 de dezembro de 2017, em Lisboa, apresenta 100 perspectivas de design enunciadas no Brasil do século XXI. Dentre elas, a Esdi se faz presente por meio de um cubo de 2x2x2m com paredes compostas por painéis pivotantes. A peça propõe criar uma outra espacialidade dentro da sala, proporcionando ao visitante a experiência de “visitar” a escola. Em suas faces externas, apresenta a história da escola e nas faces internas as recentes manifestações de reação à crise institucional que se abate sobre a UERJ nos últimos tempos. O projeto do cubo, coordenado pela direção, foi realizado por uma equipe de alunos e ex-alunos. Mariana Monteiro e Fernando Chaves desenvolveram o projeto do cubo e o projeto gráfico dos paineis; Juliana Paolucci, Lais Hasek, Leticia Torres, Mariana Chianca e Marina Sirito foram responsáveis pela pesquisa de texto e imagem; Ana Franco montou o filme; Vinicius Franco editou um clipe sonoro; e os textos foram redigidos por Marcos Martins e Zoy Anastassakis. Além deste grupo, colaborou no projeto a arquiteta Débora Oelsner Lopes.

Frederico Duarte, sabendo que a Esdi considerava participar presencialmente do encontro em Madri, e ciente da crise que nos atinge em toda a UERJ, organizou na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, instituição responsável pela criação do primeiro curso de design em Portugal, em 1975, um dia dedicado à Esdi. Esse evento, intitulado “A Esdi nos (pre)ocupa: jornada sobre a primeira escola superior de design do Brasil, da América Latina e da língua portuguesa” contou com apresentações dos diretores Zoy Anastassakis e Marcos Martins, da ex-aluna e professora da Universidade Federal do Maranhão, Raquel Gomes Noronha, e dos alunos Gabriel Borges (graduação), Jonathan Nunes (graduação) e Juliana Paolucci (mestrado). Entre os comentadores de cada uma das palestras, professores, ex-alunos e estudantes do curso de design de comunicação da FBAUL. Na plateia, além de alunos e professores da escola portuguesa, estiveram presentes alguns esdianos residentes em Lisboa. Ainda como parte das atividades naquela cidade, o grupo participou de visita guiada à mostra “Como se pronuncia design em português: Brasil hoje”, seguida de mesa-redonda. 

Quando estes convites surgiram, já estava em curso o planejamento de uma visita de representação da Esdi à University North, da Croácia. Visando o estabelecimento de futuro intercâmbio financiado pelo programa “Erasmus Plus”, que fomenta cooperações entre universidades da Europa e de outros continentes, a viagem teve como principal objetivo a definição das possibilidades para troca de conhecimentos e experiências entre professores e alunos croatas e brasileiros. Na visita à Croácia, Zoy Anastassakis e Marcos Martins deram palestras e workshops em dois campis, localizados em Varazdin e Koprivnica, apresentando a escola e propondo aos estudantes croatas exercícios realizados com alunos da Esdi. Foi também lançado um portal desenvolvido pela University North, para exibir e colocar em contato trabalhos de alunos das duas instituições. Como desdobramento dessa visita, em abril de 2018 a Esdi receberá uma comitiva de quatro professores da universidade croata.  

Aproveitando a oportunidade da viagem à Croácia e os convites para participação em eventos na Espanha e em Portugal, a direção se esforçou para criar uma agenda que viabilizasse estas incursões de divulgação da escola no exterior. Em todos os eventos, além de ressaltar a importância histórica e tradição da escola, as participações da Esdi enfatizaram a situação dramática por que passa a UERJ. Neste contexto, com a apresentação das iniciativas desenvolvidas recentemente na escola, se destacou sua postura de resistência ante à crise. 


no rio

Risco Cinema - Experimentos Contemporâneos em Filme

Acontecerá nos dias 13 e 14 de novembro a mostra de filmes de Kim Knowles organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade (PPGLCC) - Departamento de Letras PUC-Rio, em parceria com a Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. A mostra será realizada em duas sessões, sempre às 18hs, no auditório da cinemateca e contará com debates realizados em ambos os dias, dos quais participarão Helena Martins (PUC Rio) e Kim Knowles (Aberystwyth University). 

Kim é programadora de curtas experimentais no Festival Internacional de Cinema de Edimburgo desde 2008 e professora na university Aberystwyth University, País de Gales, Reino Unido. Sua pesquisa se concentra na história e teoria do cinema experimental, abrangendo a década de 1920 até o presente. Atualmente trabalha em um livro sobre a estética do filme materialista com ênfase nas teorias do novo materialismo e pós-humanismo.

O evento contará com tradução consecutiva, realizada por formandos do Curso de Formação de Intérpretes da PUC-Rio. 

Para mais informações acesse o link do evento no facebook: https://www.facebook.com/events/1045516108931768/ 


Feito poeira ao vento | Fotografia na Coleção MAR

Está acontecendo no MAR - Museu de Arte do Rio, a exposição Feito poeira ao vento | Fotografia na Coleção MAR, cuja curadoria foi feita por Evandro Salles, Diretor Cultural do Museu de Arte do Rio. A mostra reúne significativa coleção da fotografia brasileira, pontuada pela presença de alguns artistas de outras partes do mundo. A Coleção MAR, parte do acervo do próprio museu, reúne fotografias de naturezas diversas, produzidas desde fins do século XIX aos dias atuais, permeando a fotografia documental e artística.

A mostra é um panorama dessas imagens e experimentos, razão pela qual se apropria do nome de um trabalho de Dirceu Maués - em exibição na exposição, que consiste em um vídeo realizado a partir de fotografias pin hole (produzidas por caixinhas de fósforo transformadas em câmeras fotográficas) do mercado Ver-o-Peso, em Belém do Pará.

Para mais informações acesse o link: http://museudeartedorio.org.br/pt-br/exposicoes/atuais?exp=4824 


no brasil

Strategic Design Research Journal anuncia chamada de artigos

O SDRJ anuncia chamada referente à submissão de artigos para uma edição especial, que ocorrerá entre agosto e setembro de 2018, sobre “Autonomía | Design strategies for enabling design process”. O Strategic Design Research Journal (SDRJ) é uma revista científica internacional, de acesso aberto, publicada a cada quatro meses pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, em Porto Alegre e faz publicações de artigos relacionados aos processos de design, com a finalidade de desenvolver as teorias e as práticas disciplinares. O prazo limite para submissão é 30 de novembro de 2017.

Para mais informações, acesse o site da revista: http://revistas.unisinos.br/index.php/sdrj/pages/view/call