Recesso administrativo

A reitoria da UERJ comunicou que o recesso administrativo ocorrerá do dia 23 de dezembro de 2017 até o dia 07 de janeiro de 2018. Desta forma, a Esdi anuncia a pausa nas atividades referentes a divulgação do sinal no site, sendo retomadas a partir do dia 15 de janeiro de 2018. Agradecemos a compreensão.

na uerj

Título de Personalidade do Ano - IAB – RJ

Aconteceu no dia 08 de dezembro de 2017, a solenidade onde a UERJ foi homenageada com o título de Personalidade do Ano pelo Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento do Rio de Janeiro (IAB-RJ), em função do desempenho que exerce na formação de gerações de profissionais em diferentes áreas do saber, inclusive, no design e nas artes. A honraria é dedicada às pessoas e instituições que prestam relevantes serviços ao município do Rio de Janeiro e à cultura brasileira.

Lançamento do novo sistema de identidade visual da Policlínica Piquet Carneiro

A Policlínica Piquet Carneiro (PPC) apresentou, no dia 18/12, o novo sistema de identidade visual da unidade, desenvolvido a partir de uma parceria com a Escola Superior de Desenho Industrial da UERJ (ESDI), através do projeto “Design para humanização da saúde pública”. A criação da nova marca foi baseada em três pilares significativos para a Universidade: saúde, social e academia. A cerimônia de lançamento contou com a presença do reitor Ruy Garcia Marques; do diretor geral da PPC, Luís Cristóvão Moraes Sobrino Pôrto; da diretora da ESDI, Zoy Anastassakis; além de técnicos, docentes e estudantes da UERJ. A apresentação técnica foi feita pela doutoranda da ESDI, Renata Petrim, e pelas graduandas Fernanda Quadros e Luiza Russo. Após a esta primeira etapa da parceria, o trabalho continuará com o desenvolvimento da aplicabilidade da nova marca e, em breve, poderá ser vista nos mais diversos materiais gráficos e visuais.

Exposição Rio Utópico, de Rosângela Rennó

A exposição, que teve início no dia 16 de dezembro de 2017, no Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro, faz um mapeamento fotográfico espontâneo de comunidades do Rio de Janeiro cujos nomes sugerem uma situação utópica. É composta de um grande mapa da cidade ampliado no chão da sala, com grupos de fotografias de cada localidade reunidos nas paredes. As fotografias foram tiradas por jovens moradores dessas comunidades, orientados pela artista a fotografarem e pesquisarem o local onde vivem. Com a proposta de mostrar como as pessoas representam seus próprios lugares, a artista receberá imagens durante o período em que a mostra estiver em cartaz. Rosângela Rennó é formada em arquitetura pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais e em artes plásticas pela Escola Guignard, Belo Horizonte. É Doutora em artes pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo e já participou de inúmeras exposições, entre elas, na Photographer’s Gallery, Londres e no Oi Futuro Flamengo, Rio de Janeiro.

Para mais informações, acesse o link: https://ims.com.br/exposicao/rio-utopico/

no brasil

Processo Seletivo para bolsa de pós-doutorado universidade UNISINOS

A Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), por meio do Programa de Pós-Graduação em Design (PPGDesign) e da Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação (UAPPG), no cumprimento de suas atribuições, torna pública a seleção de bolsista para uma vaga de estágio pós-doutoral, para interessados em atuar como bolsista de pós-doutorado no âmbito do Programa Nacional de Pós-Doutoramento (PNPD/Capes), regido pela portaria nº 086, de 03 de julho de 2013, com previsão de início em março/2018. As incrições podem ser realizadas até o dia 12 de janeiro de 2018.

Segue o link para mais informações: https://goo.gl/C29pdD

Lançamento do livro Sérgio Rodrigues/ Designer

Aconteceu em São Paulo, no dia 14 de dezembro, o lançamento do livro Sérgio Rodrigues / Designer, do autor com mesmo nome. Sua obra visa contextualizar a sua importância no cenário da modernização do móvel brasileiro e ainda aborda seus conhecimentos sobre fabricação das peças.

Simpósio internacional sobre historiografia em design de Nova York

O simpósio It Wasn’t Written 2018: International Symposium on designerly-ways of Historiography é focado nas dimensões historiográficas do design tanto na criação como na recepção da história. O objetivo é discutir como o conhecimento, os métodos e os elementos de projeto específicos que são usados ​​para criar histórias, como eles diferem um do outro e das histórias escritas e orais, e como eles criam diferentes trajetórias para o futuro. As possíveis contribuições analisarão a construção e divulgação de narrativas históricas em visualizações (como cronogramas ou genealogias), publicações (como livros de história), exposições (como retrospectivas) e software (como aplicativos de história ou cronogramas digitais).
O Simpósio está a procura de propostas para artigos individuais de 20 minutos, em particular, mas não exclusivamente, dos seguintes campos: histórico, histórico visual, história de design, estudos culturais, humanidades digitais, design editorial, design de exposições, design de interação e design de informações. Para interessados, deve ser enviado a proposta em inglês até o dia 19 de fevereiro de 2018.

Mais informações em: https://easychair.org/cfp/ItWasntWritten2018