Programa

O Programa de Pós-Graduação em Design da ESDI (PPDESDI) é formado pelos cursos de Mestrado Acadêmico e de Doutorado em Design, e está vinculado à UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

O PPDESDI funciona na Escola Superior de Desenho Industrial – ESDI, localizada na Lapa, região central do Rio de Janeiro, fora do campus principal da UERJ, este, situado no bairro do Maracanã. As instalações ocupadas pelo PPDESDI estão em área de renovação da cidade, são parte de um conjunto arquitetônico original de construção da década de 1930 e, por isso, configuram objeto de interesse patrimonial do Corredor Cultural do Rio.

Os cursos de Mestrado e de Doutorado em Design da ESDI compartilham instalações, salas de aula, laboratórios, espaços de estudo, e de convivência.

O Mestrado Acadêmico do PPDESDI foi instalado em 2005 sob a coordenação dos professores Guilherme Cunha Lima e Lucy Niemeyer (coordenadora adjunta). O bom desempenho do curso nos seus primeiros anos de funcionamento proveu as bases para que, em 2012 fosse encaminhada à CAPES a proposta de abertura do curso de Doutorado em Design. A proposta foi aprovada e, em março de 2013, abriu-se a primeira turma de doutorandos.

Desde então, os professores, pesquisadores e discentes do Programa tem estabelecido interlocução permanente com a comunidade acadêmica e com a sociedade, realizando estudos, publicando artigos e livros, divulgando suas contribuições em congressos e demais eventos relevantes.

O Programa destaca-se no cenário científico do Estado do Rio de Janeiro especialmente pela formação e capacitação de pessoal docente e pesquisadores. Está inserido na região geográfica através da atuação qualificada de seus egressos em instituições de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico regionais e nacionais, como FIOCRUZ, IBGE, GLOBO, TRE-RJ, PUC, INFNET, INT, UFRJ, UFF, UVA, UERJ, FOA, ESTÁCIO.

Além disso, os cursos de mestrado e doutorado atendem a interesses abrangentes e multidisciplinares, o que se evidencia pela grande procura por parte de candidatos originários de diversas áreas de conhecimento como engenharia de produção, comunicação, ciência da computação, arquitetura, filosofia. É significativo também o número de candidatos vindos dos diversos estados do Brasil, e de outros países.

Após um ciclo de quatro anos de funcionamento do doutorado (2013-2016), foi possível identificar oportunidades de melhoria nos procedimentos administrativos, e de revisão de metas para o Programa. A estrutura curricular foi atualizada em 2017 e implantada em 2018, com mudanças nas linhas de pesquisa, e ajustes para atender às recomendações do comitê de avaliação da CAPES.

Atualmente, o mestrado e o doutorado em Design da ESDI têm conceito 4.