
experiência do usuário

Experiência do usuário na interação humano computador

Experiência do usuário: a jornada de designers nos processos de gestão de suas empresas de pequeno porte com utilização de sistema fantasiado em eco-sistema de interação cross-channel
A presente tese exibe conceitos de Experiência do Usuário (UX) e Arquitetura de Informação Pervasiva em sua relação evolutiva com avanços tecnológicos e de interação humano-tecnologia-informação para a compreensão da jornada do usuário em dinâmicas interativas cross-channel. Para tanto, a pesquisa expõe a preparação e execução da técnica Delphi com especialistas em tecnologia e HCI para construção de cenário tecnológico interativo futuro e análise de suas repercussões no ecossistema de processos de gestão.
A partir de fundamentos de gestão integrada (portfolio, projeto e financeiro) e gestão do design, a pesquisa investiga os processos de gestão de designers em suas empresas, bem como seus modelos mentais, suas affordances e suas expectativas de interação com sistemas de gestão em cenário cross-channel. Reapresenta-se a técnica Fantasia Guiada como meio de compreensão e mapeamento da jornada da Experiência do Usuário em um sistema fantasiado de acordo com as necessidades e processos de designers em suas estratégias de gestão.
A tese desenvolve nove princípios heurísticos de Experiência do Usuário em cenários cross-channel, explicita conceituação da jornada única do usuário em ecossistemas dinâmicos de interação e apresenta a jornada de designers em seus processos de gestão.


Experiência e visualidade do fonograma. Da audição analógica à digital
Através de uma análise histórica, a pesquisa se propõe a investigar o papel da visualidade nas transformações da experiência de consumo de música impostas pela evolução tecnológica. Se o surgimento do fonógrafo confere potencialidades inéditas à escuta, a ausência da performance determina a perda da visualidade como complemento à audição musical. O processo evolutivo da embalagem do fonograma fez surgir um conceito de projeto que se transfigurou como alternativa à privação dessa visualidade, graças à criação de um layout específico para aquele conteúdo musical. Com o advento do fonograma imaterial e sua transmissão em streaming, nota-se mais uma importante mudança nos processos de consumo de música, alterando as funções da visualidade e, por extensão, do designer na geração de soluções criativas para a mediação da escuta fonográfica.


Experiência Interativa, Arte e Design

Experiência nº 3

experiência urbana

Experiências de uma andarilha: Imersões e colaborações em meio às práticas de design anthropology

Experiências de uma andarilha: Imersões e colaborações em meio às práticas de design anthropology
Convite para defesa da dissertação de Ana Luiza Gomes - 14 de abril de 2025, 09h.

Experimentação — Peita — CC Lado B

Experimentação Belú — ESDI

Expo Pavilhão
Interior do Pavilhão de Exposições, construído pelos alunos em 1964 na entrada da Rua do Passeio.

Expo Pavilhão
Interior do Pavilhão de Exposições, construído pelos alunos em 1964 na entrada da Rua do Passeio.

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expografia

Exporvisões: educação e divulgação do patrimônio histórico do Rio de Janeiro


Exposição

exposição

Exposição “Lugares do delírio”, com trabalho colaborativo entre artista e professor da Esdi

Exposição “Memórias de mãe, África”

Exposição “O pipoqueiro da esquina”

Exposição / capa
