--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5

10043 itens encontrados
a-z crono

Corpos dissidentes

corpos refugiados

14 mar 2025
PPDESDI

Corpos refugiados LGBTI+: A casa de Dulce Seixas como espaço de acolhimento e resistência na reinvindicação do direito à cidade para refugiados LGBTI+ no Rio de Janeiro

Convite para defesa da dissertação de Gustavo de Campos Lima - 14 de março de 2025, 09:30h.

ver evento
PPDESDI Mestrado

Corpos refugiados LGBTI+: A Casa Dulce Seixas como espaço de acolhimento e resistência na reivindicação do direito à cidade para refugiados LGBTI+ no Rio de Janeiro

Esta dissertação aborda a interseção entre Design, Arquitetura, direito à cidade e o fenômeno do refúgio entre indivíduos LGBTI+. Focando na experiência de refugiados que buscam abrigo em novos países devido ao preconceito quanto à identidade de gênero e orientação sexual. A pesquisa tem como objetivo compreender e colaborar com melhores condições de vida desses indivíduos, considerando tanto os aspectos políticos, quanto sociais do ambiente urbano para com estes corpos dissidentes. A dissertação também aborda questões legais, analisando as legislações urbanas e de habitação em relação aos direitos dos refugiados LGBTI+. Além disso, explora a participação comunitária como um elemento-chave no processo de design de uma cidade acolhedora, visando garantir que as necessidades específicas dessa população sejam atendidas de maneira sensível e eficaz às suas principais demandas.

14 mar 2025
Gustavo de Campos Lima

correio braziliense

Correspondência comercial

Projeto de Extensão

Correspondências

Zoy Anastassakis

CORRIGIDO_Banner_Uerj_sem_Muros_Claudia_Baima.pdf

cosmopolítica

COSTA, Patrick L. TCC Relatório 130922 VLV-1.pdf

COSTA, Patrick L. TCC Relatório 130922 VLV-2.pdf

Graduação Design

Costura Inclusiva: Tecendo autonomia e estilo para pessoas com deficiência

O presente trabalho propõe o desenvolvimento de uma minicoleção de roupas voltadas para pessoas com deficiência física com foco nas limitações motoras dos membros superiores. A pesquisa parte da premissa de que a representatividade do público das pessoas com deficiência ainda tem pouco protagonismo no mercado da moda em relação a outros grupos historicamente excluídos. Por meio de um levantamento teórico, análise de tecnologias assistivas, estudos de mercado e entrevistas são encontradas as principais dificuldades enfrentadas no ato de vestir e despir e as limitações conferidas por diferentes tipos de desabilidades. O projeto busca desenvolver soluções que conciliem conforto, funcionalidade e valorização estética com o objetivo de promover a autonomia e fortalecimento da autoestima das pessoas com deficiência no mercado da moda.

2026
Luísa Façanha Lima de Souza

Cota para refugiados

ver notícia
31 mar 2017

cotas

Graduação Design

Cotas para que te quero?

Cotas pra que te quero? é o projeto de um curta animado que tem como intenção mostrar os diferentes esforços que 2 pessoas com contextos sociais diferentes fazem para chegarem no mesmo objetivo. A história é sobre dois jovens que estão jogando o jogo da vida. Esse jogo terá fases que servirão de base para definição e formação de suas vidas adultas. O jogador 1 se chama Flávio, é um jovem adolescente que mora em uma casa grande e confortável em frente a praia em um bairro nobre com seus dois pais, o sonho do Flávio é seguir na carreira de design, igual a dos pais, e conseguir sair de casa e ir morar sozinho. A jogadora 2 se chama Sofia, é uma jovem adolescente favelada que mora com seus 2 irmãos mais novos e sua mãe em uma kitinete no morro, o sonho da Sofia é cursar design e poder seguir carreira nessa área, e o seu maior desejo é poder sair do morro e morar sozinha.

2022
Ana Glaucia Paulino Silva

cotidiano

cover_issue_2846_pt_BR.png

COVID-19

COVID-19: Aluna da graduação produz e doa máscaras ao HUPE

A aluna Marina Albuquerque, do sexto período, e seu pai Ezequiel Conceição, realizaram o trabalho.

ver notícia
28 abr 2020

COVID-19: Alunos Produzem Protetores Faciais para o HUPE

Agradecemos e parabenizamos os alunos pelo trabalho de terem produzido 1000 protetores faciais.

ver notícia
16 abr 2020

COVID-19: Iniciativas a respeito do projeto #ESDIUERJquarentena

O projeto é uma rede da comunidade esdiana que estimula a produção e reflexão em design durante a quarentena.

ver notícia
25 mai 2020

COVID-19: Modelo de Protetor Facial é Desenvolvido na ESDI

Professores do Departamento de Projeto de Produto iniciaram o estudo de um protetor facial.  

ver notícia
03 abr 2020

COVID-19: Protetores Faciais são Produzidos na ESDI

A ESDI agradece a cada um que tem se empenhado e colaborado em torno dessa mobilização.

ver notícia
15 abr 2020

cozinha

1... 99 100 101 102 103... 419