--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5

9921 itens encontrados
a-z crono

Secretaria do curso de Design

Grupo de PesquisaDesign, territorialidades e antropoceno

DEMO - Laboratório de Design-Ficção

O laboratório de Design-Ficção da ESDI/UERJ desenvolve atividades de pesquisa na interface entre o Design e campos diversos das Humanidades, sempre investigando as articulações entre os processos de produção material e os processos de produção de valores - tanto no sentido moral (bom/mau) quanto no epistêmico (verdadeiro/falso).

Vários responsáveis
Wandyr Hagge Siqueira
Daniel B. Portugal
Grupo de PesquisaDesign, política e subjetivação

DesEduca Lab - Laboratório de Design e Educação

O DesEduca Lab tem como proposta construir conhecimentos e articular pessoas, ações e afetos voltados aos usos do Design como meio transformador de práticas educativas. Partimos do entendimento de que o pensamento projetual, que atravessa a elaboração de artefatos, recursos tecnológicos e espaços voltados às práticas de ensino-aprendizagem, também articula dimensões transcendentes evidenciando subjetividades, políticas identitárias, epistemologias e devires que vão além das materialidades aparentes. Por este motivo, o laboratório abre-se à investigação das inserções de design em práticas educativas na educação formal e em espaços informais de aprendizagem, à investigação de aspectos relacionados à formação em design: pedagogia, currículo e metodologias como também aos usos do design na formação de professores.

Vários responsáveis
Ricardo Artur Pereira Carvalho
Bianca Martins
Barbara Necyk
Grupo de Pesquisa

LABCULT - Laboratório Multidisciplinar de Pensamento Crítico em Design: Estudos, Pesquisas, Eventos e Produção – Cultura e Filosofia

O LABCULT pretende fomentar o diálogo sistemático, continuado e, se possível, cotidiano, de modo a acelerar o desenvolvimento das pesquisas subsidiadas pela Filosofia, pela Teoria do Design, pela Semiótica e por outras áreas de conhecimento correlatas.

Lucy Niemeyer
Laboratório

Laboratório de Biomimética e Inovação

A Biomimética envolve a observação do que ocorre na natureza, com o estudo das possíveis aplicações (no mundo construído ou artificial), reunindo conhecimentos de diversos ramos da ciência, como a biologia, design e engenharia: é um campo tão vasto quanto a Natureza que nos cerca. O Laboratório de Biomimética, primordialmente, se volta especificamente para a procura de soluções voltadas a projetos de produtos e/ou sistemas.

Luiz Antonio de Saboya
Laboratório

LABSEM - Laboratório Multidisciplinar de Semiótica: Estudos, Pesquisas, Eventos e Produção -Semiótica Verbal, Não-verbal e Sincrética

O LABSEM é um laboratório de natureza multidisciplinar visando estudos, pesquisas, eventos e produções com suporte na semiótica. Congrega, a princípio, quatro unidades acadêmicas de centros distintos da UERJ – além da ESDI do Centro de Tecnologia e Ciências, o Instituto de Letras, a Faculdade de Formação de Professores e a Faculdade de Comunicação Social do Centro de Educação e Humanidades – com vistas a promover o diálogo – técnico-acadêmico-científico entre estas áreas e suas subáreas.

Lucy Niemeyer
Grupo de PesquisaDesign, territorialidades e antropoceno

LaDA - Laboratório de Design e Antropologia

Grupo de pesquisa certificado pelo CNPq, o Laboratório de Design e Antropologia (LaDA) investiga as possibilidades teórico-metodológicas de conjugação dos modos de produção de conhecimento próprios ao design e à antropologia, ambos entendidos como ciências sociais. Compondo a Research Network for Design Anthropology, rede internacional que reúne pesquisadores na área de design anthropology, o LaDA se insere no emergente campo do conhecimento que se configura em meio ao espaço transdisciplinar entre as duas áreas, antropologia e design.

Vários responsáveis
Barbara Szaniecki
Zoy Anastassakis
Projeto de PesquisaDesign, territorialidades e antropoceno

Design e Antropologia: conexões possíveis

Investigar as possibilidades de conjugação de modos de produção de conhecimento em design e em antropologia, contribuindo para uma reflexão crítica sobre a transdisciplinaridade e suas implicações para a consolidação do design como campo de pesquisa. Contribuir para o estabelecimento de práticas de pesquisa em design, aqui tomado como ciência social aplicada, que nos permitam apontar para outros modos de enfrentamento dos desafios que se colocam à essa área profissional em meio à complexidade do mundo contemporâneo.

Zoy Anastassakis
Projeto de PesquisaDesign, cultura e visualidade

Design em movimento

Pretende pôr em movimento o campo constituído do design, com suas teorias e práticas, através de uma articulação entre diferentes campos de conhecimento: design, antropologia, ciências sociais e políticas. Este primeiro movimento, de cunho essencialmente teórico, se desdobra em uma multiplicidade de práticas que implicam em diversos atores/agentes, espaços institucionais e não-institucionalizados, assim como uma série de metodologias e ferramentas a serem testadas em experimentos.

Vários responsáveis
Zoy Anastassakis
Barbara Szaniecki
Projeto de PesquisaDesign, gestão e inovação

Visualização de Informações, Usabilidade e suas Aplicações

Esta linha de pesquisa tem como objetivo a abordagem de métodos e técnicas inspiradas na visualização de informações que contribuam efetivamente para a experiência do usuário consumidor de tais informações. Uma das aplicações críticas que merece destaque é a visualização da informação em contratos eletrônicos. Em decorrência da revolução tecnológica e com a ascensão da sociedade em rede, vem se ampliando o número de negócios realizados por meios eletrônicos, principalmente diante das exigências de rapidez nas transações de alcance de escala mundial. Contudo, os contratos e documentos oriundos de meio eletrônico ainda causam incerteza quanto à sua validade e eficácia aos consumidores, o que gera uma forte insegurança jurídica para quem deseja se utilizar desses meios contratuais. Ou seja, o problema de excesso de dados e de informações produzidas gera grandes dificuldades na comunicação entre consumidores e empresas, causando incertezas, conflitos na tomada de decisões e até mesmo o desinteresse no uso desse meio. Como base metodológica, considera-se a ciência do design como abordagem pela qual os problemas devam ser tratados e as soluções propostas, considerando não só o componente teórico das questões tratadas, mas também os encaminhamentos e desdobramentos no mundo prático.

André Ribeiro de Oliveira
Projeto de PesquisaDesign e Tecnologia

Tecnologias digitais e autenticidade: o estatuto da imagem fotográfica na linguagem visual contemporânea

A investigação está voltada para o levantamento e a documentação: a) do estado da arte das técnicas de processamento da imagem, fomentadas por pesquisas científicas voltadas par o desenvolvimento de algoritmos específicos operantes sobre fotografias digitais ou digitalizadas; b) das raízes históricas da reformulação radical na linguagem visual contemporânea que essas técnicas implicam. As duas abordagens serão orientadas pela questão do estatuto da fotografia enquanto evidência.

André Monat
Laboratório

LDI - Laboratório de Design de Interação para Artefatos Digitais

Trata-se de um laboratório para desenvolvimento de projetos e pesquisas em design de interação que foi criado com a participação técnica da Universidade de Malmö, Suécia, e sob o patrocínio da FAPERJ. O LDI atualmente disponibiliza para seus alunos computadores PCs e MACs, microcontroladores Arduino, sensores e atuadores.

André Monat
Projeto de PesquisaDesign, gestão e inovação

Laboratório de Design de Interação para artefatos digitais

Neste projeto está ligado a um laboratório de design de interação para artefatos digitais para dar apoio à linha de pesquisa de Design e Tecnologia do PPDESDI. Tal laboratório se preocupa com as diversas tecnologias que possibilitam formas avançadas de interação (como, por exemplo, realidade virtual e aumentada, scan de objetos tridimensionais, e tecnologia de Video Analytics) e suas aplicações no setor produtivo.

André Monat
Projeto de PesquisaDesign, territorialidades e antropoceno

Estudos da imagem e da representação visual

Pesquisar a produção e recepção de imagens e de representações visuais em sua relação com o design enquanto campo e enquanto projeto. O projeto de pesquisa abrange um campo amplo de imagens e de representações visuais: desenho, fotografia, comunicação visual, artes plásticas, cartografias e infográficos. A relação com a prática de projeto é o elemento comum assim como a possibilidade de análise por meio dos campos de conhecimento que caracterizam o grupo de pesquisa Laboratório de Design e Antropologia (LaDA): design, antropologia, ciências sociais e políticas.

Vários responsáveis
Zoy Anastassakis
Barbara Szaniecki
Projeto de PesquisaDesign, territorialidades e antropoceno

Codesign, Cidade e Cidadania

O projeto tem por objetivo a elaboração de uma plataforma para o desenvolvimento de metodologias em design colaborativo que possam fomentar uma cidadania ativa através de parcerias com diferentes pessoas, instituições e formas de organização. Nesse sentido, investiga como diferentes formas de participação cidadã são evocadas através dessas metodologias em distintos contextos sociais e territórios urbanos, buscando desenvolver e consolidar experimentos de design para o fomento de processos democráticos baseados em novas formas de participação cidadã.

Vários responsáveis
Zoy Anastassakis
Barbara Szaniecki
Projeto de PesquisaDesign, cultura e visualidade

Design da interação nas redes sociais: uma abordagem histórico-crítica

Este projeto almeja levantar indicadores históricos da formação das redes sociais sob a ótica do design dos dispositivos nela implicados. Para tanto, busca-se traçar linhas de continuidade entre mídias tradicionais de comunicação – tais como a carta manuscrita, o jornal, a televisão, o telégrafo, e outras – e canais contemporâneos de difusão de mensagens nas mídias sociais. A pervasividade destes canais na cultura atual suscita, além de uma historiografia, uma análise crítica aprofundada do design dessas mídias interativas, considerando-se seu papel na captura da atenção, sua instauração como meio difusor de notícias e modelador de relações interpessoais numa esfera público-privada.

Marcos André Franco Martins

Design e Tecnologia

Projeto de PesquisaDesign, cultura e visualidade

Visualidade, tecnologias e novas formas da imagem em movimento

O projeto de pesquisa investiga o processo e o efeito das novas tecnologias de imagem em movimento e suas interfaces tanto em termos sócio-históricos quanto estéticos. Estão compreendidas as transformações das mídias, sobretudo a partir do evento do vídeo, e seus efeitos sobre a produção de sentido. Procura-se também entender fenômenos do campo da comunicação visual que implicam em relações de interatividade.

Vários responsáveis
Marcos André Franco Martins
Noni Geiger

Design, teoria e crítica

História do Design

Arquitetura e Urbanismo

Projeto de PesquisaArquitetura e Urbanismo

Casa Barão do Rio Branco

Debruçados em cima da temática acerca da ocupação da Casa Barão do Rio Branco como sede do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, os discentes realizaram pesquisas de cunhos histórico e técnico através de buscas em bancos de dados, arquivos históricos e entrevistas realizadas com importantes nomes responsáveis por tal feito. O campus do departamento localiza-se na cidade de Petrópolis, atualmente na Avenida Ipiranga, nº 544. Entretanto, até o ano de 2016 ocupava o edifício tombado na Avenida Barão do Rio Branco, nomeada em homenagem ao famoso nome da política brasileira do século XX, em sua antiga residência. Infelizmente, após a compra da localidade pela Instituição e instauração do até então departamento pertencente à Escola Superior de Design de Desenho Industrial, o espaço fora interditado pela Prefeitura de Petrópolis e declarado inóspito visto seu alto grau de degradação e uma inadequação de ocupação. Visto tal cenário, sua sede atual fora alugada para a continuação das atividades acadêmicas. Concomitantemente a esses fatores, foi identificada uma necessidade de um estudo aprofundado sobre a residência e um melhor entendimento acerca de seus antigos moradores, processos de tombamento, compra, venda e outras documentações em âmbitos políticos, econômicos e históricos. Dessa forma tais pesquisas podem tornar possível uma futura intervenção para a adaptação de um anexo da instituição, como pós graduação e a realização de outras atividades no espaço, aumentando a qualidade do ensino visto a atual ausência do espaço sofrida pelos docentes e discentes, além da valorização do patrimônio, restauração e devida conservação do edifício que sofre com um árduo abandono governamental. Para mais informações acesse: https://uerj-arq20181.wixsite.com/witeebs ou nos siga pelo Instagram: @divulga.uerj

Maria das Graças Ferreira

Projeto de Pesquisa

arte procedural

1... 252 253 254 255 256... 414