
Taxonomia de objetivos educacionais para a universalização do Desenho no ensino básico brasileiro
O Desenho existe como disciplina da educação básica no Brasil desde o fim do Segundo Reinado e tem sua importância reconhecida por profissionais e pesquisadores da educação e de áreas correlatas. Apesar disso, os objetivos educacionais pertinentes a essa disciplina oscilaram com as correntes educacionais e os interesses políticos, culminando em momentos de ausência no currículo formal. O ensino do Desenho no Brasil perdura ainda apenas em seletas escolas, públicas ou particulares, para as quais o acesso e a permanência estão condicionados a rigorosos processos seletivos ou altos custos financeiros, fora do alcance da maior parte da população brasileira. Por sua experiência docente na disciplina, a autora deste trabalho identifica a relevância do ensino do Desenho para a formação do indivíduo, para a sua futura formação profissional e para a valorização social do conhecimento sobre a produção da cultura material. Tal conjectura se fortalece pelo aumento no número de iniciativas pedagógicas não-formais que se baseiam na transcrição, para a realidade, de modelos que existem apenas como ideias, por meio da representação da forma. Esses projetos tentam, indiretamente, suprir a lacuna deixada pela perda de representatividade do ensino de Desenho na educação formal. A dissertação apresenta uma revisão dos conteúdos, objetivos e competências da educação gráfica brasileira nos níveis Fundamental e Médio. Com base nessa revisão, se apresenta uma proposta curricular orientada pelas etapas de desenvolvimento previstas na Taxonomia de Bloom. Complementarmente, uma agenda de discussão sobre a universalização do Desenho na educação brasileira é sugerida. Pretende-se pautar o diálogo entre educadores e sociedade civil a respeito da formalização do desenvolvimento de habilidades e competências em expressão gráfica, a fim de torná-las acessíveis a todos os brasileiros.


TCC - RADAR

TCC Eduardo Eugênio - Caminhos da Indústria de Anime

TCC KYLE KUO.pdf

TCC_2023.1_ESDI_UERJ_Felipe_Loureiro_Santos

TCC_Relatorio_-_Guilherme_da_Conceicao_Wuthrich.pdf

teatro

teatro musical

teatro musical

Teatro SESI Centro

técnica

técnicas

Técnicas Construtivas

Técnicas em quadro de giz, com Ricardo Artur
O curso pretende apresentar técnicas na manipulação do giz e outros materiais para a elaboração de quadros, seja para uso pedagógico ou comercial. Serão abordados temas como composição, tipografia, ornamentos e referências, além de oferecer uma atividade práticas orientada à elaboração de quadros.

Tecnicas gráficas

Técnicas qualitativas de resolução de problemas

Técnicas Qualitativas na Pesquisa de Interface de Produtos

Tecnicidades e Sensibilidades
O grupo de pesquisa tem como objetivo investigar e discutir as formas de produção de subjetividade no campo do Design, em diálogo com outras áreas do conhecimento. A pesquisa busca explorar as múltiplas possibilidades de percepção e ação no mundo contemporâneo, estruturado pelas tecnologias de informação e comunicação. Uma das vertentes de estudo do grupo se debruça sobre a maneira como percepções e sensibilidades no tocante ao uso de tecnologias digitais são de alguma forma representativas no contexto do ensino de design. Outras investigações abordam temáticas como o capitalismo de vigilância e o colonialismo de dados atravessados pela lógica neoliberal. Também investigamos a ideia de uma educação emancipatória, o ativismo digital e o movimento do software livre. O grupo se interessa pelo estudo da filosofia da técnica e, no momento, estuda o livro Tecnodiversidade ,do filósofo Yuk Hui, defensor de uma multiplicidade de cosmotécnicas.


Tecnicidades e sensibilidades no ensino em design
Partindo de um cenário no qual a mediação tecnológica se constitui e se condensa como forma estrutural de relações de uma sociedade da informação, esta pesquisa encaminha novos olhares para práticas no campo do ensino em design. Este estudo se debruça sobre a maneira como percepções e sensibilidades no tocante ao uso de tecnologias digitais são de alguma forma representativas no contexto do curso de design da Esdi. As iniciativas institucionais e particulares quanto ao acesso e uso de tecnologia digital na Esdi parecem estar circunscritas a todo um universo de possibilidades e valores. O objeto de pesquisa é conhecer as práticas e reflexões que se dão no entorno de tecnologias digitais de informação e comunicação no âmbito de um curso de design de uma universidade pública, a Esdi, entendendo que este uso é vetor de produção de subjetividades no ensino do Design.


Técnico-Operativa

Tecnocultura

tecnologia

tecnologia assistiva
