
Exposições e museus inclusivos: para quê e para quem?
Uma exposição acessível deve estar ciente das diversas deficiências, que são muito variadas, e cada uma com a sua especificidade. É necessário que o ambiente possua alguns recursos de tecnologia assistiva, para que pessoas com deficiência (PcD) possam ter a mesma possibilidade de acesso dos demais visitantes. Tecnologia assistiva (TA) é uma expressão que abrange todos os recursos e serviços destinados a melhorar as habilidades funcionais do PcD, promovendo uma vida independente e a inclusão social. Alguns exemplos são audiodescrição, interpretação em Libras, textos em braille e linguagem simplificada. É urgente superar as barreiras físicas, sensoriais, cognitivas, comunicacionais e atitudinais que impedem o pleno acesso das pessoas às exposições culturais, científicas e educativas. Com essa pesquisa, pretendo contribuir para a difusão de aprendizados e boas práticas para a acessibilidade na expografia. A pesquisa tem o objetivo de investigar se e como projetos expográficos incorporaram a acessibilidade ao longo dos últimos 10 anos, a partir de um diagnóstico de projetos expográficos executados em diferentes museus do estado do Rio de Janeiro. As análises serão realizadas a partir de pesquisas sobre acessibilidade e design universal.


design anticapacitista

Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Patrimônio, Curso de Mestrado – PPGAP – UERJ
PPGAP/UERJ com inscrições abertas!

Seleção 2026

Patrimônio e memória: processos, tecnologia e projeto

Revista Arcos Design: O projeto nas frestas
ARCOS Design é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Design Escola Superior de Desenho Industrial Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

EdUERJ
A EdUERJ foi criada em maio de 1994 e, desde então, tem como principais objetivos a promoção, a coordenação e a regulamentação das atividades editoriais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Hoje, decorridas mais de três décadas, ultrapassou largamente essa proposta inicial, consolidando-se como um agente privilegiado da divulgação do conhecimento por meio de uma elevada qualidade editorial, garantindo com isso o respeito da comunidade acadêmica e do público em geral. Tornou-se, assim, um instrumento fundamental tanto para fomentar o debate crítico, quanto para estimular a publicação da produção científica e intelectual da instituição a que pertence e de outros estabelecimentos de ensino superior e pesquisa.
O resultado desse empenho lhe rendeu seis prêmios e cerca de 600 títulos publicados que abrangem campos do conhecimento variados e que têm em comum o cuidado com a linguagem e o esmero gráfico. As coleções também fazem parte desse catálogo ao todo são dez coleções como Ciranda da Poesia, Clássicos da Ciência, Coleção Brasil-Itália, Coleção Sociedade e Política, Geografia Cultural, Coleção Comenius, Matrizes do Saber Contemporâneo, Pensamento Contemporâneo, Pesquisa em Educação e Sexualidade, Gênero e Sociedade.
Recentemente, assumiu a administração do Portal de Publicações Eletrônicas da UERJ que reúne as revistas científicas online. São 83 publicações que passaram a ter o selo EdUERJ na sua condução de políticas editoriais e de pesquisa para o ingresso e permanência no portal.
