Reabilitação e Reutilização de Edifícios Tombados 2

Objetivos

Aplicar os conceitos e teorias de restauro em intervenções que objetivam a revitalização e reutilização de edifícios tombados.

Ementa

Desenvolver projeto de restauro com soluções de reuso em edifícios tombados com a preservação de suas características estéticas e históricas.

Bibliografia

BRASIL. Ministério da Cultura. Instituto do Programa Monumenta. Manual de elaboração de projetos de preservação do patrimônio cultural. Elaboração José Hailon Gomide, Patrícia Reis da Silva, Sylvia Maria Nelo Braga. Brasília: Ministério da Cultura, Instituto do Programa Monumenta, 2005.
CBCS - Conselho Brasileiro da Construção Sustentável. Retrofit: Requalificação de Edifícios e Espaços Construídos. São Paulo.
CIANCIARDI, G.; MONTEIRO, R. Z.; BRUNA, G. C. Parâmetros de sustentabilidade ecológicos na recuperação, manutenção e restauração de edifícios. IV Seminário Internacional da Lares Latim America Real Estate Society. São Paulo, 2004.
LANZINHA, J.C.; FREITAS, V.P., CASTRO GOMES J.P. - Metodologias de diagnóstico e intervenção na reabilitação de edifícios. Engenharias 2001 - Investigação e inovação, UBI, Covilhã, Portugal, Nov. 2001.