--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5

Gustavo Cossio

Designer, professor, pesquisador e extensionista. Doutor em Design pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2023), com estágio sanduíche na Universidade de Lisboa - UL e com bolsas FAPERJ e PDSE/CAPES. Mestre em Design pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2011) com bolsa CAPES. Bacharel em Design pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA (2006). Foi professor nos cursos de Comunicação Visual e Produção Multimídia do Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC (2016-2018) e nos cursos de Design e Design de Interiores da Universidade Feevale (2012-2016). Tem interesse na função social do design, na pesquisa histórica e nas relações entre ensino e extensão universitária, especialmente nos seguintes temas: design social; história do design; design gráfico ambiental; design e educação; design, museologia e patrimônio.

Autor

Histórias do design social no Brasil: das utopias às pedagogias da ação do design como bem comum

Esta pesquisa abarca os percursos históricos e os vetores didático-pedagógicos do design social compreendido como abordagem sociopolítica de projeto. Ao considerar a repercussão do tema a partir do ensino institucionalizado no Brasil, o enfoque privilegia o campo do design em perspectiva humanista e à luz da história social. Em termos metodológicos, as seguintes estratégias balizam uma intervenção discursiva: a) micro-história; b) revisão narrativa de literatura; c) análise de intercâmbios de design; d) análise de fontes históricas na imprensa; e) história oral. Desse modo, a tese de doutorado tem por objetivo o oferecimento de uma dupla contribuição ao campo. Ao passo que a investigação oportuniza um acréscimo nos estudos de história do design, a proposta reside em contextualizar a alternativa teórico-prática do design social na educação, desdobrada nos domínios da pedagogia do design, pesquisa e extensão universitária, com ênfase no cenário brasileiro.

30 nov 2023