--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5
Projeto de Extensão

Olhos de ver - produção de materiais para educação digital inclusiva sobre a história, a arquitetura e o patrimônio de Petrópolis (RJ)

O projeto objetiva criar materiais digitais inclusivos sobre a história, arquitetura e patrimônio de Petrópolis (RJ), onde se localiza o campus do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UERJ há cinco anos, consolidando o projeto de interiorização e de democratização do acesso à produção de saberes, tecnologias e debates produzidos para toda comunidade.

Desde 2019, o curso de Pós-Graduação Lato-Sensu em Gestão e Restauro do Patrimônio tem ampliado as pesquisas e intervenções na cidade. Além disso, vários projetos de extensão e pesquisa são desenvolvidos pela equipe, com blogs e redes. Em um momento de pandemia, com o ensino remoto, procuramos desenvolver estratégias e metodologias inovadoras para o pleno desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes de graduação e pósgraduação.

O projeto apresentado pretende contribuir para as discussões do campo do patrimônio e desenvolver materiais pedagógicos de Humanidades Digitais a partir da produção coletiva de um website que explore as potencialidades da linguagem digital, na busca de aproximação entre o ofício do historiador e do arquiteto e as novas formas de produzir e difundir seus saberes.

O eixo estruturante será a articulação do ensino-aprendizagem com foco em uma educação do olhar engajada no tempo presente, na pluralidade cultural e na apropriação da cidade, das fontes históricas, das instituições culturais e dos lugares de memória.

Dessa forma, espera-se, por um lado, articular a formação profissional com o domínio das novas tecnologias de informação e comunicação, fomentando estratégias, linguagens e compartilhamento de experiências. Por outro, o projeto pretende contribuir para a construção de diversas narrativas sobre a cidade, desenvolvendo materiais educativos virtuais que possam democratizar o acesso às pesquisas, ações pedagógicas e fontes, bem como pluralizar o olhar sobre o patrimônio de Petrópolis na web, em geral dominado por uma perspectiva informativa, turística e/ou simplificadora.