Marcos André Franco Martins
Graduado em Programação Visual pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1984), mestre em Computer Art - School Of Visual Arts, New York, EUA (1992) e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Realizou estágio PDEE na Princeton University, EUA no programa de Media and Modernity (2008) sob a orientação do prof. Thomas Y. Levin. Desde 2010 é professor adjunto da Escola de Desenho Industrial da UERJ. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, design, exposições, tecnologia e design da interação.
Participantes
Defesa de TFG: Cannab.Cast
Apresentação: Luiza Braga Passos
Orientação: Marcos André Martin
Defesa de TCC: Desvios - Um livro experimental de design gráfico
Apresentação: Thaís Sixe
Orientação: Noni Geiger
Defesa de TCC: Ajude-me a sair da casa da sogra. Um diálogo com as ruas da cidade
Apresentação: Andre Rosster e David Mekler
Orientação: Zoy Anastassakis
Laboratório de Design de Interação para artefatos digitais
Neste projeto está ligado a um laboratório de design de interação para artefatos digitais para dar apoio à linha de pesquisa de Design e Tecnologia do PPDESDI. Tal laboratório se preocupa com as diversas tecnologias que possibilitam formas avançadas de interação (como, por exemplo, realidade virtual e aumentada, scan de objetos tridimensionais, e tecnologia de Video Analytics) e suas aplicações no setor produtivo.
Tecnologias digitais e autenticidade: o estatuto da imagem fotográfica na linguagem visual contemporânea
A investigação está voltada para o levantamento e a documentação: a) do estado da arte das técnicas de processamento da imagem, fomentadas por pesquisas científicas voltadas par o desenvolvimento de algoritmos específicos operantes sobre fotografias digitais ou digitalizadas; b) das raízes históricas da reformulação radical na linguagem visual contemporânea que essas técnicas implicam. As duas abordagens serão orientadas pela questão do estatuto da fotografia enquanto evidência.