--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5

Barbara Szaniecki

Graduação em Comunicação Visual pela ENSAD-Paris, mestrado e doutorado em Design pela PUC-Rio. Na ESDI, é pesquisadora associada ao LaDa (Laboratório de Design e Antropologia). Suas áreas de pesquisa se concentram em questões estéticas e políticas nas produções visuais tais como fotografia, comunicação visual, artes plásticas e cartografias; na expansão do design à cidade e, nessa expansão ao espaço urbano, em questões de criatividade e de participação cidadã como exercício de democracia assim como nas relações entre instituiçoes e movimentos sociais por meio do design; nas relações entre design e arte contemporânea. Em todas as áreas de pesquisa, procura estreitar a relação entre questões teóricas e os processos metodológicas de design.

Interesses de pesquisa

Atualmente tem interesse particular em imagens e imaginários do Antropoceno. Questões estéticas e políticas em produções visuais tais como fotografia, design gráfico, artes plásticas e cartografias; na expansão do design ao espaço urbano, em questões de criatividade e de participação cidadã como exercício de democracia assim como nas relações entre instituições e movimentos sociais por meio do design; nas relações entre design e arte contemporânea. Em todas essas áreas, procura estreitar a relação entre pesquisa e criação no campo do design.

Bibliografia fundamental

1. LATOUR, Bruno. Diante de Gaia. São Paulo: Ubu e Ateliê de Humanidades, 2020.
2. HARAWAY, Donna. Ficar com o Problema - Fazer parentes no Chthuluceno. São Paulo: N-1 Edições, 2023.
3. ALBERT, Bruce. KOPENAWA, Davi. O Espírito da Floresta. S. Paulo: Cia das Letras, 2023.
4. DESCOLA, Philippe. As Formas do Visível: Uma antropologia da figuração. São Paulo: Editora 34, 2023.
5. DEMOS, TJ. Visual Culture and Environment Today. Sternberg Press, 2017.

Participantes

14 abr 2025

Experiências de uma andarilha: Imersões e colaborações em meio às práticas de design anthropology

Convite para defesa da dissertação de Ana Luiza Gomes - 14 de abril de 2025, 09h.

ver evento
07 abr 2025

Designantropologia no Brasil: Uma aproximação

Convite para defesa da dissertação de Manuela d’Albertas - 07 de abril de 2025, 14h.

ver evento
03 abr 2025

Design para inovação social e sustentabilidade: Hortas urbanas comunitárias como comunidades criativas de luta

Convite para defesa da tese de Fernanda Gusmão - 03 de abril de 2025, 14h.

ver evento
26 mar 2025

Design como produção da vida na América latina: Uma proposta pedagógica atráves do design (re)existência

Convite para defesa da tese de Pamela Cordeiro Marques Corrêa - 26 de março de 2025, 17h.

ver evento
De 18 out 2024 a 18 out 2024

A iconicidade no design de André Vallias: uma análise baseada na semiótica

Defesa de tese de Samuel otaviano. 18 de outubro de 2024 as 9h. Online.

ver evento
06 jun 2023

Estética Afrodiaspórica: resistência e luta do vestir político

ver evento
15 fev 2023

ESDI DE COTA: Experiências de alunos cotistas em uma escola de design

Apresentação: Imaíra Portela de Araújo

Orientação: Ricardo Artur

ver evento
22 set 2022

Defesa de TFG: Cannab.Cast

Apresentação: Luiza Braga Passos
Orientação: Marcos André Martin

ver evento
23 set 2022

Defesa de TCC: Imagens Encruzilhadas: Reativação cultural através da memória

Apresentação: Maria Luisa Ventura
Orientação: Barbara Peccei Szaniecki

ver evento

Tecnologias digitais e autenticidade: o estatuto da imagem fotográfica na linguagem visual contemporânea

A investigação está voltada para o levantamento e a documentação: a) do estado da arte das técnicas de processamento da imagem, fomentadas por pesquisas científicas voltadas par o desenvolvimento de algoritmos específicos operantes sobre fotografias digitais ou digitalizadas; b) das raízes históricas da reformulação radical na linguagem visual contemporânea que essas técnicas implicam. As duas abordagens serão orientadas pela questão do estatuto da fotografia enquanto evidência.