Bibiana Oliveira Serpa
Bibiana Oliveira Serpa é doutora em Design pelo Programa de Pós-Graduação da Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Atualmente é Professora Assistente na Universidade Federal do Rio de Janeiro, em contrato temporário. É co-fundadora da Rede Design e Opressão, uma rede interinstitucional que trabalha com Ensino, Pesquisa e Extensão no campo do Design em diálogo com Movimentos Sociais e Populares. Mestra em Engenharia da Produção - Gestão e inovação pela COPPE/ UFRJ, onde foi pesquisadora assistente do DESIS Lab - Design para a Inovação Social e Sustentabilidade e trabalhou como Assistente de Pesquisa nos projetos TRANSIT - Transformative Social Innovation Theory e LASIN- Latin American Social Innovation Network. Atuou em diversas organizações do terceiro setor, especialmente em processos de comunicação visual, formação política, educação popular e TICs.
Participantes

ESDI DE COTA: Experiências de alunos cotistas em uma escola de design
Apresentação: Imaíra Portela de Araújo
Orientação: Ricardo Artur

Rede Design e Opressão
Design & Opressão é uma rede de solidariedade entre todas as lutas contra a opressão fundada em 2020. O objetivo da rede é estabelecer laços de solidariedade entre todas as lutas contra a opressão que passam pelo design como ferramenta, espaço, ou questão a ser transformada. Essa rede estende a tradição de pensamento crítico latino-americano da Educação, Artes e Sociologia para o campo do Design. Além de ações voltadas à formação de designers críticos, a rede promove também ações sociais concretas e continuadas. No momento, a rede realiza as seguintes atividades:
produção de textos e materiais didáticosgrupo de estudos semanal aberto (temporariamente inativo) série de transmissões em vídeo ao vivo que sintetizam as discussões realizadas pelo grupo de estudoscursos de extensão como o Designs of the Oppressedparticipações em eventos e discussões públicasSite: https://www.designeopressao.org

(De)formações em design: opressão em processos formativos do design
O projeto busca investigar, discutir e combater relações de opressão que se manifestam no processo formativo de designers. A partir da perspectiva das opressões, buscamos identificar como estas se manifestam nas múltiplas facetas da formação de designers, tais como currículos, práticas pedagógicas e institucionais, relações com clientes e usuários, etc. A partir da noção de práxis, a pesquisa também procura desenvolver teoria e prática de forma articulada como modo de intervir na realidade e transformar e o combater os processos de opressão que (de)formam designers.