--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5

Imagem Contemporânea: Genealogia e Investigações Críticas

Cada período histórico engendra formas características de se compreender a visão e a visualidade. O modernismo, na História da Arte, ficou marcado pela leitura formalista, que explica as grandes revoluções visuais do século XX numa concepção generalizante e teleológica que focaliza a especificidade dos meios do fazer artístico. O mundo pós-moderno assiste à perda de nitidez de limites essenciais à sustentação de tal abordagem, a saber: as fronteiras entre arte culta e cultura de massas e a separação rígida entre áreas como pintura, escultura, design, cinema, imagem midiática, etc. A produção teórica recente dedicada à cultura visual investe no cruzamento de referências e na coexistência de vetores históricos díspares. Este curso explora ferramentas conceituais que permitem pensar a imagem contemporânea através de genealogias e reflexões críticas de caráter mais investigativo que conclusivo.