Daniel B. Portugal
Possui Doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com estágio sanduíche na Nottingham Trent University (Inglaterra), Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP) e Graduação em Design Gráfico pela UFRJ. Atua como professor adjunto da Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ESDI/UERJ). É co-autor do livro Existe design? (2ab, 2013) e co-coordenador do site Não Obstante.
Interesses de pesquisa
Design e filosofia, teoria do design, comunicação, design e ficção. Suas pesquisas investigam o mundo projetado sem separar o pensar do fazer, entendendo que os dois são "ficções", isto é, desdobramentos de um processo produtivo infundado e sem fundo.
Bibliografia fundamental
1. LATOUR, B. Diante de Gaia. São Paulo: Ubu e Ateliê de Humanidades, 2020.
2. LATOUR, B. Sobre o culto moderno dos deuses fatiches. São Paulo: Editora Unesp, 2021.
3. FLUSSER, V. O mundo codificado. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
4. FEYERABEND, P. Notas sobre o relativismo. In: ____. Adeus à razão. São Paulo: Editora Unesp, 2010.
5. YANEVA, A. Latour for Architects. London /New York: Routledge, 2022.
Participantes

Design para inovação social e sustentabilidade: Hortas urbanas comunitárias como comunidades criativas de luta
Convite para defesa da tese de Fernanda Gusmão - 03 de abril de 2025, 14h.

A responsabilidade no design: Uma análise dos padrões enganosos em soluções digitais de marketplace de saúde
Convite para defesa da dissertação de Rafael Poiate - 27 de março de 2025, 14h.

Bope como projeto: Design, guerra e cidade
Convite para defesa da dissertação de Laura Gadelha - 27 de março de 2025, 14h.

AexDI
Membros Permanentes

Design, territorialidades e antropoceno
A linha desenvolve pesquisas que investigam o fazer design no Antropoceno, o habitar e as territorialidades, junto a áreas como antropologia, filosofia, arquitetura, urbanismo e arte.

Teoria, informação, sociedade e história [Legado]
Linha de pesquisa que desenvolve pesquisas críticas que investigam o Design e o fazer design, tendo em vista aspectos teóricos, históricos, e sua inserção em dinâmicas sociais, culturais e econômicas. Comporta pesquisas teóricas, experimentais e aplicadas, explorando tópicos como paradigmas científicos, pensamento projetual, modos de produção de conhecimento sobre e para o design, ensino do design; em articulação com outras áreas do conhecimento, como filosofia, história, antropologia e arte.