--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5

Lara Pessoa Silva

Designer formada pelo Centro Universitário Senac em 2013, Mestre em Design pela Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI/UERJ) na linha de Teoria, Pesquisa e Inovação (TPI). Sua pesquisa acadêmica foca em design de serviços e inovação no setor público, com especial interesse na atuação dos laboratórios de inovação governamentais.

Atualmente, é diretora de produto no Colab, uma govtech brasileira que desenvolve soluções tecnológicas para o setor público. Antes disso, acumulou experiência como Product Manager no Colab, Designer Estrategista no Banco Carrefour, e Designer de Serviço no Grupo Tellus, onde trabalhou no desenvolvimento e implementação de serviços públicos inovadores. Também atuou em projetos no Sesc, MJV Innovation e Sebastiany Branding.

Participou de pesquisas e publicações relevantes na área de inovação em governo, incluindo o artigo "Service Design in the Public Sector: a Public Sector Innovation Lab Projects Analysis", além do estudo "Laboratórios de inovação no Brasil - panorama da produção bibliográfica em artigos e publicações". Seu trabalho acadêmico "Escola das Mães: como o design thinking contribuiu para diminuir a taxa de mortalidade infantil no município de Santos" foi publicado pelo Ipea.

Seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi selecionado para a Bienal de Estudantes de Design de Madri.

Além de sua atuação profissional, é membro do comitê de comunicação da People Powered, rede global que promove a participação cidadã e inovação democrática.

Autor

Até onde vai o design de serviços em governo? Uma análise de projetos de laboratórios de inovação no setor público

No contexto do crescente interesse da administração pública em abordagens do design como ferramenta estratégica para a solução de problemas complexos, este trabalho investiga e delineia elementos cruciais relativos ao emprego do design na geração de ações governamentais. A análise concentra-se em experiências conduzidas em dois laboratórios de inovação, de âmbito municipal e federal, explorando suas contribuições por meio de uma metodologia de pesquisa de campo que engloba entrevistas, análise de relatórios institucionais e revisão de literatura acadêmica sobre as entidades em questão. Os achados do estudo destacam práticas essenciais no desenvolvimento, implementação e no aprimoramento de políticas públicas, assim como enfatizam a importância da tangibilização de informações, fomento à colaboração, adoção de uma postura experimental e questionamento do status quo em projetos de design de serviços. Essas descobertas confirmam a relevância fundamental de tais aspectos para a inovação no design de serviços no setor público.

10 abr 2024