--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5

Formulários para download

9725 itens encontrados
a-z crono

Objetos de criação residual: processos criativos em design como dispositivo facilitador da tomada de consciência e diálogo social

A pesquisa pretende investigar as possibilidades e características de objetos-processo de design, propostos com o nome de objetos de criação residual durante minha pesquisa de mestrado. Tais objetos são trazidos aqui como parte do processo de entendimento acerca de uma realidade externa, dando-se como resultado secundário e consequência material de um pensamento abstrato ou como reflexo da percepção de um contexto ou ambiente.

Processos de criação

Marcos Martins Borges

Ruth Espinola Soriano de Mello

Bruno Viana de Andrade

comunidades de aprendizagem

programas de ação afirmativa

Tese - Imaíra Portela de Araújo Medeiros - 2024 - Completa.pdf

Esdi de cota: experiências de alunos cotistas em uma escola de design

Esdi de cota: experiências de alunos cotistas em uma escola de design”, objetiva expor, através do relato de alunos e ex-alunos da Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi/UERJ), por quais transformações o ensino e o campo do design passam com o estabelecimento das políticas de cotas, principalmente no que se refere às relações de raça, classe e territorialidade. A tese também leva em consideração as narrativas ligadas ao pioneirismo do ensino de design no Brasil em Nível Superior, ligado à fundação da Esdi, e o estabelecimento pioneiro da política de cotas na UERJ, Universidade à qual a Escola está vinculada. Neste sentido, o trabalho chama atenção para tensões relativas ao ensino de design, estreitamente atrelado a uma narrativa estética hegemônica e eurocentrada, e as contradições apresentadas por uma sala de aula diversa em experiências e territorialidades.

15 fev 2023
18 fev 2025

Seminários continuados NUDE: núcleo de design, corpo, tecnopolítica

O Seminário Continuado NUDE promoveu debates sobre design, gênero e justiça, destacando a representatividade dos corpos no espaço público e na historiografia do design. O evento contou com a palestra de Griselda Flesler (FADU-UBA) sobre design, memória e justiça na medicina forense, e com Raquel Noronha (UFMA), que coordenou o lançamento do livro Design e Gênero: experiências coletivas de ensino.

ver evento

article: who is better in project planning_ generative artificial intelligence or project managers_.pdf

André Barcaui

most download paper 2024.pdf

Artigo internacional sobre inteligência artificial ganha prêmio pelo maior número de downloads em 2024: mais de 100.000

Artigo “Quem é melhor no planejamento de projetos? Generative artificial intelligence or project managers?”, de André Monat e do bolsista de pós-doutorado André Barcaui, ultrapassa 100.000 downloads em 2024.

ver notícia
19 fev 2024

Renato Faccini

2AB Editora

Captura de tela de 2025-02-17 16-20-35.png

Aprender Projetando

O livro propõe uma abordagem prática para a educação básica, valorizando a aprendizagem "mão na massa" e o papel dos professores como designers do ensino. Baseado em pesquisas e na experiência do Grupo Design & Escola da Esdi/UERJ, explora experimentos que tornam o aprendizado mais envolvente e significativo.

Gabriela de Matos

Gabriela Gaia

Helena Severo

Augusto Ivan Freitas Pinheiro

Barbara Copque

Captura de tela de 2025-02-17 16-01-38.png

1... 10 11 12 13 14... 406