Formulários para download

Redesign da plataforma Wikifavelas para uma comunicação agroecológica
Este trabalho analisa a comunicação em redes sociais de um ONG de agroecologia, o Centro de Integração da Serra da Misericórdia. A partir dessa experiência concreta, foi desenvolvida um novo tipo de plataforma mais adequado para a realização, manutenção e registro da comunicação institucional de uma organização de perfil semelhante. O trabalho se debruça sobre o histórico do CEM e suas tentativas de estabelecer uma presença online, analisando os problemas encontrados, e finalmente desenvolve uma nova plataforma, com fluxos adaptados a necessidade do projeto. Se insere, portanto, no campo do design de interação.

arte urbana

stickers

grafitti

Prancheta 1.png

Prancheta 11.png

Prancheta 2.png

Prancheta 3.png

Prancheta 4.png

Prancheta 5.png

Prancheta 6.png

territórios

Design e Kilombo Cultural: Toca do Gabiru
Convite para roda de conversa com Gabiru sobre design e ancestralidade, 9 de abril de 2025 às 14h, sala 6 - PPDESDI.

Autenticidade padronizada? O papel do design e sua virada gestorial na produção de subjetividades e discursos estéticos no Instagram
Convite para defesa da dissertação de Bianca Domingues de Matos - 10 de abril de 2025, 09h.

Eloísa Brantes Mendes

Paula Poc

Design das relações: amor, escuta e procedimento
Convite para defesa da dissertação de André Victor Alves - 08 de abril de 2025, 09h.

Hyldemar Dias de Sales

Maya Marx Estarque

Heitor de Lima Alvarenga

Experiência nº 3

Flávio de Carvalho

Dissertação de Heitor Alvarenga.pdf

O homem tropical do futuro: uma leitura através de “Experiência nº 3”
Flávio de Carvalho – artista visual e arquiteto brasileiro — ao longo de toda sua trajetória compôs obras complexas que refletem sobre os modos de viver de seus conterrâneos. Atravessou toda a fase modernista do país e propôs composições criativas que escapam aos padrões dos movimentos artísticos e arquitetônicos contemporâneos de sua época. Para muitos, no Brasil, assume o lugar de diversos pioneirismos em áreas distintas do conhecimento, como arquitetura e teatro modernos, e performance artística.O presente trabalho objetiva interpretar a obra de sua autoria intitulada “Experiência nº 3” (1956), e através de seus significados, tecer análises sobre a sociedade brasileira do período histórico em que foi criada e o atual. A obra em questão é constituída da confecção de um traje e de um desfile de apresentação deste, então, para o aprofundamento de sua leitura, se escolheu interpretar outras obras e desfiles que flertam com a produção e representação de peças de roupas. Há no conteúdo reunido, relatórios de visitas a exposições e desfiles de moda, diálogos com profissionais de moda e esquemas produzidos para acompanhar as conclusões tiradas a partir dos cruzamentos de informações colhidas no decorrer do trabalho.