--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5

Formulários para download

9803 itens encontrados
a-z crono

Mutirão Aroeira Espaços Verdes

ver notícia
23 jun 2017

Sinal 550

PARSE: Exclusão

ver notícia
16 jun 2017

Toulouse-Lautrec em Vermelho

ver notícia
16 jun 2017

Festival Varilux de Cinema Francês

ver notícia
16 jun 2017

Lugares do Delírio

ver notícia
16 jun 2017

Oficina de pintura intuitiva com tintas naturais

ver notícia
16 jun 2017

Cursos Livres AexDI - Inscrições Abertas

ver notícia
16 jun 2017

Sinal 549

Camille Costa Moraes

Fabiano da Fonseca Ramos

PARSE: Exclusão

ver notícia
09 jun 2017

Toulouse-Lautrec em Vermelho

ver notícia
09 jun 2017

Festival Varilux de Cinema Francês

ver notícia
09 jun 2017

IED Open Day: Design e Sustentabilidade

ver notícia
09 jun 2017

Palestra Lygia Clark, Hélio Oiticica e Lygia Pape

ver notícia
09 jun 2017

Cursos Livres AexDI - Inscrições Abertas

ver notícia
09 jun 2017

Sinal 548

Arrastão da escrita, com Marcos Martins

Este minicurso explora a produção textual com o propósito de estimular nos alunos uma atitude crítica e autocrítica quanto às potencialidades da escrita. Trata-se de um curso prático em que os participantes escrevem e discutem seus próprios textos e os dos outros. Busca-se a articulação verbal e a clareza de ideias, atentando-se para conexões lógicas; repetições; concordâncias gramaticais e semânticas; redundâncias; obscuridades; imprecisões; sonoridades, entre outras características da escrita. O curso se divide em duas aulas de 4h cada uma. Na primeira aula, os alunos criarão parágrafos a partir de frases predefinidas. A seguir, divididos em grupos, trabalharão colaborativamente para unir estes parágrafos em textos singulares. Para a segunda aula, cada participante deverá elaborar sua versão pessoal de um dos textos produzidos na primeira aula. Os trabalhos individuais serão lidos, analisados e discutidos por todos. O curso possibilita reflexões coletivas sobre um conjunto de textos “pescados” em sala de aula de modo tão ágil e imprevisível como num arrastão.

Oficina de encadernação, com Laís Hasek Nogueira

Este curso busca ensinar técnicas básicas de encadernação, para que os alunos, após o curso, consigam aplicá-las à projetos próprios. No curso, o aluno confeccionará um caderno de capa dura estilo sketchbook. O curso é voltado para estudantes, profissionais e graduados em Design, artistas plásticos e demais interessados no assunto. Não é necessário conhecimento prévio.

Design e Antropologia: composições, com Zoy Anastassakis

O curso discute algumas das composições criadas por meio de encontros entre campos do saber tais como design e antropologia. Retomando aspectos históricos da aproximação entre essas duas áreas de conhecimento, aponta também para o debate teórico-metodológico que se formula em torno dela, identificando e comentando algumas das categorias e noções que atualizam esses encontros. Em seguida, apresenta as questões que atravessam o emergente campo identificado pelo termo design anthropology, elencando pesquisadores, projetos, publicações e instituições envolvidas. Dessa forma, o curso propõe um primeiro contato com os temas caros àqueles que vem experimentando compor antropologia e design. 

Design editorial: introdução à feitura do livro, com Ana Dias

Este curso busca aproximar os participantes das etapas necessárias ao desenvolvimento do livro impresso. Apresentando exemplos de publicações distintas, aborda questões fundamentais como a estrutura básica do livro (capa, quarta-capa, lombada, orelhas, miolo), o desenvolvimento do projeto gráfico (formatos, margens, fontes tipográficas e hierarquia de informações, relação texto/imagem), os tipos de papel, acabamentos, dentre outros recursos gráficos.

Dissertações concluídas

Teses concluídas

1... 287 288 289 290 291... 409