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1973 - T 70 - Vera Maria Cavalcante Bernardes - Letreiros pintados.pdf

Vera Maria Cavalcanti Bernardes.png

Letreiros pintados
Tese (hoje TCC) da diplomação em Desenho Industrial da Escola Superior de Desenho Industrial (1973) pesquisa letreiros pintados na região sudeste do Brasil, a partir de documentos fotográficos, de autoria da própria autora, analisando o campo, informação e elementos presentes.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1972 - Liana D'Urso_Susana Bartolo - Coordenação modular dos equipamentos de uma cozinha de habitação.pdf

Liana D'Urso de Souza Mendes e Susana Bartolo.jpg

Coordenação modular dos equipamentos de uma cozinha de habitação
Tese (hoje TCC) da diplomação de Desenho Industrial da Escola Superior de Desenho Industrial (1972). Consiste na análise da configuração de uma cozinha e, com base na análise, há o desenvolvimento de propostas alternativas, buscando uma maior eficiência no preparo de refeições.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1971 - T 40 - Silvia Steinberg_Vera Bungarten - Criança, a apropriação do sentido do objeto. Efeitos da cor ambiente sobre a criança apropriação da cor como linguagem simbólica.pdf

Silva Filgueiras Steinberg e Vera Bungarten.jpg

Criança, apropriação do sentido do objeto : brinquedo, peças grandes para construção
Tese (hoje TCC) da diplomação de Desenho Industrial da Escola Superior de Programação Visual (1971). Consiste em uma pesquisa em relação aos brinquedos, abordando estudos de cor, faixa etária e função do brinquedo, entre outros. Resultando na projeção de um móvel-brinquedo para crianças entre 3 e 5 anos.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1973 - Nina Ester Palatnik Ryfer Um símbolo-uma apresentação didática.pdf

Nina Esther Palatnik Ryfer.jpg

símbolo

Um símbolo: uma apresentação didática
Tese (hoje TCC) da diplomação em Desenho Industrial da Escola Superior de Programação Visual (1973) versa sobre a criação de um símbolo, inicialmente para um escritório de cálculo estrutural, contudo ao longo do trabalho o símbolo passa por uma abstração progressiva voltada para o real.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1972 - P 63 - Maria Isabel Ferraz Rodriguez - A cabina do elevador - alguns estudos ergonomicos.pdf

elevadores

Maria Izabel Ferraz Rodriguez.jpg

A cabina do elevador: alguns estudos ergonômicos
Tese (hoje TCC) da diplomação em Desenho Industrial da Escola Superior de Programação Visual (1972). Consiste em um estudo ergonômico quanto ao funcionamento de uma cabine de elevador e, posteriormente é elaborado um sistema de sinalização presente nos botões na cabine.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

Resultado da Inscrição - Doutorado.pdf

Resultado da Inscrição - Mestrado.pdf

Claudia Teixeira Marinho

Design da Terra: reflexões sobre a prática projetual no contexto do MST
Mesa com Claudia Marinho (UFC), Bruno Nascimento (UNIFOR) e Flavia Soares (ESDI/UERJ). Quarta-feira: 21 de agosto de 2024 - 17h - sala de projeção ESDI/UERJ

Azulejaria do Coletivo MUDA: burburinho visual na paisagem urbana
A arte do Coletivo MUDA que se apresenta por meio da criação de painéis de azulejaria aplicados nos muros das cidades, e suas possíveis interferências nas cenas urbanas, se constitui no objetivo de pesquisa desta dissertação. O estudo apresenta e discute a formação de um possível novo capítulo na história da azulejaria brasileira a partir do trabalho desenvolvido pelo MUDA, no qual a cultura do grafite soma-se à tradição azulejar brasileira. No processo criativo realizado de forma coletiva, adotado pelo MUDA, observa-se a influência da filosofia de trabalho de coletivos contemporâneos, nos quais a criação e autoria são compartilhadas por meio da troca de saberes de seus integrantes. A literatura apresenta poucas referências sobre o coletivo carioca, sendo este um dos motivos pelos quais a pesquisa mergulha no trabalho de campo junto ao coletivo, mais especificamente em seu ateliê, acompanhando o processo de criação no ambiente em que nascem os projetos. O método de pesquisa adotado se deu primeiramente a partir da Revisão Bibliográfica Sistemática sobre o tema azulejaria tradicional e moderna, processos criativos colaborativos em coletivos atuais e visitas ao ateliê para observação dos métodos de trabalhos adotados pelo coletivo. A pesquisa apresenta ao final, um panorama sobre a trajetória criativa do MUDA, relacionando sua produção com os temas sobre o coletivo e a intervenção urbana. O trabalho busca contribuir assim com a disponibilização de material bibliográfico e visual sobre as atividades artísticas culturais produzidas na cidade do Rio de Janeiro, ampliando-se também para outros territórios, pois o alcance do MUDA é internacional. Mais do que lançar luz sobre o trabalho do Coletivo MUDA, a pesquisa buscou exaltar o modo de criação coletiva do grupo, pois as obras ao final ganham a assinatura de todos os integrantes. Este pensamento garantiu uma das características fundamentais deste coletivo e ajudou a sustentar o pensamento presente neste trabalho: somos seres coletivos. O fomento e a ampliação desta ideia podem trazer resultados interessantes tanto para o universo do design, quanto para os demais campos de atuação humana.

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