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engenharia de produção

engenharia eletrônica

Engrácia Maria Loureiro da Costa

Enigmas da globalização e linhas dos territórios produtivos: por uma nova geração de políticas públicas (ECO/UFRJ)
O projeto assume a herança e propõe a tarefa de começar a traçar linhas de compreensão que possam apreender esses enigmas que atravessam o globo e o Brasil, e procurar a articulação de um novo nomos produtivo. Um nomos que desloque os campos de problematização. Assume-se como necessário, pois, explorar as brechas que o dramático impasse que vivemos paradoxalmente nos oferece. Não se trata de repetir o mantra de que “crise” é sinônimo de “oportunidade”, mas de propor uma pesquisa sobre os fenômenos globais e locais através da sua complexidade ao mesmo tempo em que articula uma inversão radical de perspectiva: as políticas sociais e as políticas públicas como base para a mobilização para enfrentar essas crises.

Enrique Dussel

ensino

ensino à distância

ensino da escrita no brasil

Ensino de Design para além dos muros da graduação

Ensino do Desenho

Ensino do Design

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Ensino Médio

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Ensino Superior

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Entrada da escola pelo Passeio Público

Entre a ferida aberta e a sutura: a posicionalidade dos estudantes frente às opressões no processo formativo em Design na ESDI/UERJ
A pesquisa procura investigar, junto aos estudantes da Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ESDI/UERJ), como as opressões estão inseridas no processo formativo em Design. Busca-se também reconhecer e/ou criar espaços de diálogo para o enfrentamento das opressões identificadas, tais como raça, classe e sexualidade. A investigação trata das interações sociais dentro e fora da sala de aula, compreendendo as práticas pedagógicas adotadas a partir das experiências e reflexões dos discentes de Design da ESDI/UERJ nos anos de 2022 e 2023. A pesquisa se vale de uma perspectiva posicionada e interseccional, visando contribuir para um reconhecimento crítico do processo formativo em Design, mesmo que a partir de uma perspectiva localizada. Na primeira etapa, foram realizadas duas dinâmicas em disciplinas distintas, culminando na análise do impacto da posicionalidade dos estudantes na elaboração de soluções de projeto e conteúdo para as aulas. Na segunda etapa, foi realizada uma oficina intitulada Tecido Social, que buscou compreender como os estudantes se sentem afetados pelas opressões que violam suas experiências diante do processo formativo. Posteriormente, foi realizada uma conversa online com os mesmos estudantes-participantes da oficina para aprofundar e discutir as impressões deixadas por ela, investigando os interesses e mobilizações realizadas por eles ao apresentarem seus modos de validar suas presenças nesse espaço. Como resultados, conclui-se que a aprendizagem ocorre não apenas no currículo, mas também nas relações interpessoais. Parte das opressões manifesta-se nas interações sociais cotidianas, enquanto outra parte ocorre quando os conteúdos do curso reforçam valores hegemônicos que oprimem certos grupos sociais. Apesar das experiências negativas, os estudantes reconhecem na universidade espaços e relações nos quais podem validar suas perspectivas, afirmar-se como sujeitos e desenvolver-se profissionalmente.

Entre a ferida aberta e a sutura: o corpo discente frente às opressões no processo formativo em Design na ESDI/UERJ
A pesquisa procura investigar, junto ao corpo discente da Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ESDI/UERJ), como as opressões estão inseridas no processo formativo em Design.

Entre aceleração algorítmica e catástrofe (ECO/ UFRJ)
O projeto tem por eixos coesivos três questões gerais: (1) quais serão os desenvolvimentos tecnológicos da aceleração algorítmica nos próximos 20 anos? (2) como a aceleração da crise climática é atravessada pelo desenvolvimento da máquina computacional planetária? (3) Como esses desenvolvimentos afetam as instituições democráticas? A proposta é atravessar essas três questões gerais com, por um lado, uma reflexão sobre a transformação global do capitalismo contemporâneo e, por outro lado, uma questão específica: como é possível estruturar uma nova geração de políticas públicas diante dessas duas acelerações? Por sua vez, essa questão específica se desdobra na reflexão sobre o combate à pandemia, por um lado, e sobre o terraforming, por outro.