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internet das coisas

interpretação

Interpretando "Clube da Esquina" de conceitos abstratatos a uma coleção de moda
O projeto visa estabelecer uma compreensão dos principais conceitos identificados no álbum “Clube de Esquina” (objeto abstrato) de modo a analisá-los por meio de figuras de linguagem, traduzi-los de maneira imagética, conectando percepções conceituais com reflexos para o universo visual. Baseados nesses estudos é iniciado a criação de desenhos e elementos de representação visual, seguido por um estudo de cor e composição visando a criação de uma coleção de estampas e peças de moda

interseccionalidade

Intersections: Collaborations in Textile Design Research

intervenção urbana

Intervenção urbana

intimidade

Introdução à análise da informação

Introdução à Arte Contemporânea

Introdução à costura
O objetivo do curso é conquistar o domínio básico da costura. Serão três encontros de 2h40. No primeiro encontro entenderemos como funciona uma máquina de costura com exercícios práticos. No segundo, produziremos uma peça simples, entendendo algumas técnicas iniciais de corte e modelagem. Na terceira aula, vamos finalizar a peça com práticas de costura de mão como alinhavo e bordado, entre outras. Estes conhecimentos básicos são essenciais para o aprendizado mais avançado da costura, que será abordado nos próximos módulos.

Introdução à costura - módulo I, com Luna Jatobá
O objetivo do curso é conquistar o domínio básico da costura. Serão três encontros de 2h40. No primeiro encontro entenderemos como funciona uma máquina de costura com exercícios práticos. No segundo, produziremos uma peça simples, entendendo algumas técnicas iniciais de corte e modelagem. Na terceira aula, vamos finalizar a peça com práticas de costura de mão como alinhavo e bordado, entre outras. Estes conhecimentos básicos são essenciais para o aprendizado mais avançado da costura, que será abordado nos próximos módulos.

Introdução ao design

Introdução ao design de serviços

Introdução ao Projeto 1

Introdução ao projeto 2

Inventando problemas - Bens comuns urbanos na região central do Rio de Janeiro
A "potencialidade de se criar ou inibir novas formas de relações sociais (novos bens comuns)". Agora, além dos quilômetros percorridos em cima da bicicleta, eu tinha um problema por inventar. Uma invenção que este anteprojeto dá conta apenas parcialmente, uma vez que se trata de problematização de experiências que envolvem outros agentes além de mim mesmo. Nos processos de inventar problemas faculdades como a sensibilidade, a memória e a imaginação constroem um cenário onde o que importa não é um arranjo convergente dessa faculdades em benefício de uma conclusão ou solução do problema que se pretende inventar. (KASTRUP, 2001) Diante disso, como atuar coletivamente no território em questão acompanhando, mapeando e potencializando ações locais que disputam o sentido e o significado dos espaços urbanos largamente hegemonizados por interesses capitalistas na região central, do Rio de Janeiro?

Inventariação de materiais pedagógicos acessíveis do Instituto Benjamin Constant
Centro de referência nacional na área da deficiência visual, o Instituto Benjamin Constant fabrica e distribui gratuitamente Materiais Pedagógicos Acessíveis para diversas instituições de ensino que atendam pessoas com deficiência visual; materiais que contemplam desde a educação infantil até disciplinas do ensino médio. Porém, é importante notar que além de certa burocracia na solicitação do pedido e a falta de informações detalhadas sobre o material, soma-se a isso tudo o fato de que muitos professores do Instituto também produzem diversos Materiais Didáticos Acessíveis para auxiliar as crianças no entendimento de algum conteúdo, contudo tais Materiais não são compartilhados, fabricados e muito menos distribuídos pelo próprio Instituto onde lecionam. O presente estudo tem como principal objetivo analisar e discutir alguns desses Materiais Pedagógicos Acessíveis criados e/ou utilizados por professores do Ensino Fundamental, do Instituto Benjamin Constant à luz da revisão de literatura, da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Design Universal. Como conclusões da pesquisa, foram observadas que, mesmo sem conhecimento prévio, os professores do Instituto conseguiram criar objetos pedagógicos acessíveis sem se desviar muito dos sete princípios e das vinte e seis diretrizes que regem o Design Universal e que é possível criar, entre eles uma prática de inventariação dos Materiais Pedagógicos Acessíveis com o intuito de compartilha-los.

Investigação

investigação cietífica

Irene de Mendonça Peixoto

Irina Aragão dos Santos

Isaac Passos Braga
