Formulários para download

A VOZ DA RUA - Relatório de Projeto de Graduação
A voz da rua é um projeto que foi concebido a partir da intenção de desenvolver um sistema de comunicação para o diálogo e a reflexão crítica a respeito de questões de relevância social que muitos de nós não estão, a princípio, interessados em discutir. Além da conceituação, a ideação e a pesquisa de referências estéticas, realizou-se uma pesquisa sobre população em situação de rua, que fundamentou a produção de duas intervenções urbanas. Os registros das intervenções realizadas, que incluem depoimentos de diversos transeuntes, foram editados e disponibilizados no website www.avozdarua.net.

A World Design Organization (WDO) lança chamada de propostas para sediar sua Assembléia Mundial de Design em 2019

a01.jpg

A05F2F10-55A5-40DD-BBCD-3612AF00F14B.jpg

a09.jpg

a0a2bcd502b00af14d26c40aa519669c.pdf

AA Women and Architecture in Context

abastecimento

Aberta a chamada para a 14th National Design Education Conference of the Design Education Forum of Southern Africa (DEFSA)

Abertas as inscrições para o iF DESIGN AWARD 2018

Abertas inscrições para o Projeto Desenhos Urbanos Colaborativos em Joinville

Abertura Atravessar o Presente
Roda de conversa Design e Arquitetura no limiar da cultura, com as artistas Geisa Garibaldi, do Concreto Rosa, e Ludmila Brito, do Gia.

Abertura da Esdi para a Rua do Passeio
Durante o evento ESDI ABERTA #UERJRESISTE, dia 12 de fevereiro, será inaugurado o novo portão da Esdi para a Rua do Passeio.

Abertura da exposição Dja Guata Porã | Rio de Janeiro indígena

Abertura de inscrição de trabalhos para o Seminário Entremeios: imaginação coletiva e vida comum

Abertura ESDI 60 Anos
Sábado, 24 de junho de 2023
A partir das 15h na ESDI

Abertura_alma_de_gato.jpg

Ability based design

abjeto

Ably

ABNT disponibiliza primeira norma para Serviços de Design no país

Abordagem triangular

Abordagens críticas do design da interação
A produção teórica das áreas do design voltadas à interação, experiência do usuário e interfaces costuma, através do termo user centered design ou do guarda-chuva conceitual user experience, considerar o usuário como ponto de partida para qualquer projeto de design interativo. Omite-se frequentemente a produção (e não mero diagnóstico) de necessidades neste “usuário”, produção esta na qual o design desempenha papel crucial. Estudar práticas projetivas que explorem territórios não mapeados pelas ferramentas dominantes mais comuns de software e hardware é prática metodológica importante nesta pesquisa. Outra vertente do projeto volta-se para os mecanismos retóricos inerentes às supostamente objetivas formas de interação nos dispositivos contemporâneos. Trata-se de verificar e dissolver aquilo que o design da interação tende a ocultar através de pressupostos, soluções prontas e clichés, evidenciando estratégias de convencimento e operações de manipulação dos usuários.
