Formulários para download

Playtesting

Plínio Balbino

pnld

poder judiciário

Poeira

poesia

Poesia Concreta

Poiésis, téchne, projectum: uma abordagem filosófica da atitude projetual e de sua contribuição para a consolidação e/ou o questionamento do tecnicismo planetário contemporâneo
Este projeto visa definir e situar o lugar e a atuação do design – enquanto um dos instrumentos historicamente assumidos pela mentalidade tecnicista – no projeto de concepção e consolidação da modernidade, aqui chamado provisoriamente de “normalização técnico-científica”. Tem por objetivos, entre outros: 1) oferecer novos subsídios teóricos acerca da atuação do design na contemporaneidade, visando reforçar a conscientização dos profissionais dessa área em relação às principais questões que marcam os nossos recorrentes debates e discussões acerca dos rumos da cultura e das alternativas para o reequilíbrio ecológico do planeta; 2) remapear a tradição milenar de pensamento que conduziu o Ocidente ao chamado “tecnicismo planetário”, destacando, para tanto, vários posicionamentos crítico-reflexivos frente à atuação das tecnociências e à sua crescente inserção no contexto pluricultural pós, neo, hiper e crítico-moderno; 3) favorecer uma consideração não só multidisciplinar, mas também inter e transdisciplinar do design, a partir de pontos de vista e referenciais teóricos oriundos, principalmente, do pensamento filosófico recente; 4) favorecer uma visão mais ampla e matizada do design, que corresponda e atenda ao seu atual nível de complexidade e problematicidade; 4) fornecer subsídios teórico-conceituais para/sobre a ação (ou potência de ação) e a intervenção do designer no mundo de hoje sobretudo em seus estágios sociopolítico e simbólico-cultural; 5) avaliar em que medida este poderia contribuir tanto para a consolidação quanto para o questionamento do já referido “tecnicismo planetário”, nos termos em que este foi/vem sendo definido e redefinido no/pelo próprio projeto tardo-moderno de ”normalização técnico-científica”; e 6) avaliar as efetivas possibilidades de se estar “a caminhar para uma era do design total, ou seja, de um mundo integralmente concebido, desenhado pelo homem, do mais íntimo detalhe ao mais amplo ambiente”, assim como os aspectos possivelmente negativos desta tendência.

Política

Política cultural

política pública

politicas de design

políticas públicas para design

pólos moveleiros sul-rio-grandenses

poltrona

poluição

Polyana de Castro Barba

ponto de vista

Ponto Final

Ponto Final de Ônibus
Este projeto consiste no desenvolvimento de uma estrutura para funcionários e passageiros que utilizam os pontos finais de ônibus do Rio de Janeiro, com o objetivo de humanizar as condições impostas nos locais finais e iniciais de embarque e desembarque. A pesquisa para o projeto foi realizada em duas etapas: a primeira foi feita em campo com o objetivo de identificar as principais necessidades da população que utiliza o transporte público, através de entrevistas com funcionários e passageiros, também houve a observação estrutural e funcional do sistema de ônibus para poder identificar suas principais falhas e possibilidades para a melhora através do projeto. A segunda etapa foi a análise dos resultados da primeira etapa com os temas mais recorrentes na pesquisa para definir o foco do projeto.

pontos cegos

população de rua

popularização da ciência

Por uma politização do design: caminhos entre o feminismo e a educação popular
A tese apresenta reflexões sobre o campo do Design e possíveis engajamentos políticos a partir de uma investigação exploratória e qualitativa. O objetivo deste trabalho é refletir sobre a politização do design a partir de pressupostos teórico-práticos da educação popular e do feminismo. O percurso investigativo se deu a partir do arcabouço político-metodológico da Pesquisa Militante, que congrega ações educativas, políticas e de pesquisa em uma prática coletiva e colaborativa de produção de conhecimentos junto a movimentos sociais ou coletividades em luta. Os espaços da pesquisa compreenderam ações da pesquisadora junto ao International Development Design Summit, à Universidade Livre Feminista, à Rede Design e Opressão, ao Movimento Estudantil da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e no trabalho docente na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Os fundamentos teóricos sobre politização que orientam a tese são oriundos dos debates da Educação Popular e do Feminismo latino-americano. No âmbito do design, as questões são levantadas a partir de elaborações teórico-práticas que estão inseridas no Design Participativo e nos Estudos em Design, especialmente as vinculadas ao campo crítico latino-americano e às discussões de Gênero e Feminismo. Como resultado, defendo que os processos de politização do Design podem acontecer a partir de quatro eixos de transformação: epistemologia, ontologia, conceituação e prática. Em cada eixo são apresentadas reflexões que se fundamentam na práxis da Pesquisa Militante e indicam caminhos para uma possível politização do campo.