Formulários para download

Projeto MAIDAI - Gestão da Inovação
Pesquisar, analisar e criticar os conceitos, os elementos e os fatores que influenciam nas ações de empreendedores tecnológicos que conduzem à inovações tecnológicas, bem como os modelos de gestão da inovação, que desenvolvam as regiões e modificam o paradigma da sociedade.

Projeto Mídias Digitais
Turma 58
Composição de peças gráficas para divulgação de um evento fictício.

Projeto Náutico

Projeto político pedagógico do curso Design

projeto teoria e técnicas da imagem

projeto urbano

projeto urbano

projeto.png

projetor

Projetos de arquitetura e urbanismo

Projetos de escola em disputa: resistências pedagógicas à implementação do design moderno no Brasil na década de 1960
A implementação do ensino do design moderno ocorreu a partir da década de 1950 no Brasil. A década seguinte foi muito promissora e fértil em ideias educacionais para a profissão porque, além das instituições acadêmicas estarem sendo postas em questão pelos estudantes no mundo todo, aqui, ainda não se havia institucionalizado o ensino de design, que se consolidaria com a regulamentação do currículo mínimo obrigatório adotado no final da década. Essa pesquisa, inserida no campo da história em design, centrou-se em 3 projetos de escolas de design que tentaram, sem sucesso, ser implementados no Brasil nesse momento: a Escola de Desenho Industrial e Artesanato, projeto da arquiteta Lina Bo Bardi inserido no Complexo do Solar do Unhão, Salvador, Bahia, de 1961-64; o Centro de Estudos Universitários do Parque Lage, em 1965, também projeto de Bo Bardi; e a paralisação de 14 meses da Escola Superior de Desenho Industrial, entre 1968-1969, uma tentativa coletiva de reforma estrutural da escola. Desenvolvendo uma abordagem decolonial sobre a história do design no Brasil, buscou-se recuperar um debate entre visões divergentes que guiaram os primeiros anos de instauração da educação e prática de design moderno no país, olhando para projetos que ofereciam alternativas ao que estava sendo consolidado como modelo de ensino. Após extensa pesquisa arquivística, como uma maneira de imaginar como essas escolas poderiam ter funcionado, já que ficaram em projeto, as fabulações especulativa e crítica (foram mobilizadas como ferramentas metodológicas.

Projetos de escola em disputa: resistências pedagógicas a implementação do design moderno no Brasil na década de 1960
Nesta pesquisa, investigamos sobre movimentos de resistência crítica ao que estava sendo implementado como ensino e pedagogia em design moderno, no momento de sua institucionalização no país.

Projetos de habitação de interesse social

Projetos de habitação de interesse social / projetos urbanos / planejamento urbano / espaços públicos / representação gráfica

Projetos de Pesquisa

Projetos de pesquisa

Projetos Sociais

projetos urbanos

Prolegmentosparaumateoriasemiticadaauto-organizao.pdf

promoção da saúde

Propaganda ao ar livre

propaganda personalizada

Proposta de Patinete Elétrico para locomoção no Centro da Cidade do Rio de Janeiro - RJ
