Formulários para download

Ata do Conselho Departamental (VIRTUAL) em 25-05-2020.docx.pdf

Ata do Conselho Departamental (VIRTUAL) em 25-05-2020.docx.pdf

ATA DO CONSELHO DEPARTAMENTAL DA ESDI, REALIZADA EM 17 DE MARÇO DE 2025.docx.pdf

Atas do Conselho Departamental

Até onde vai o design de serviços em governo? Uma análise de projetos de laboratórios de inovação no setor público
No contexto do crescente interesse da administração pública em abordagens do design como ferramenta estratégica para a solução de problemas complexos, este trabalho investiga e delineia elementos cruciais relativos ao emprego do design na geração de ações governamentais. A análise concentra-se em experiências conduzidas em dois laboratórios de inovação, de âmbito municipal e federal, explorando suas contribuições por meio de uma metodologia de pesquisa de campo que engloba entrevistas, análise de relatórios institucionais e revisão de literatura acadêmica sobre as entidades em questão. Os achados do estudo destacam práticas essenciais no desenvolvimento, implementação e no aprimoramento de políticas públicas, assim como enfatizam a importância da tangibilização de informações, fomento à colaboração, adoção de uma postura experimental e questionamento do status quo em projetos de design de serviços. Essas descobertas confirmam a relevância fundamental de tais aspectos para a inovação no design de serviços no setor público.

Até onde vai o design de serviços em governo? Uma análise de projetos de laboratórios de inovação no setor público
Investiga e delineia elementos cruciais relativos ao emprego do design na geração de ações governamentais

atenção

Atenção farmacêutica

Atividade do designer : trabalho prático
Tese (hoje TCC) para obtenção de diplomação em Programação Visual na Escola Superior de Desenho Industrial conta com descrições de trabalhos feitos dentro da escola, desde de 1966 a 1972.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

atividades criativas

Atividades lúdicas

ativismo

ativismos e práticas territoriais

Atlas

atletas

Atmosfera Carregada - Uma representação artística dos dados de poluição atmosférica do município do Rio de Janeiro
Atmosfera Carregada é uma obra de visualização artística cujo objetivo é sensibilizar pessoas sobre a situação da qualidade do ar no município do Rio de Janeiro e seus impactos socioambientais. Os dados utilizados para o desenvolvimento da obra provêm do Programa de Monitoramento da Qualidade do Ar da Prefeitura do Rio de Janeiro (MonitorAr-Rio). A proposta parte do pressuposto que a visualização artística pode não só simplificar dados complexos mas também provocar respostas emocionais, tornando visível aquilo que anteriormente estava oculto. O presente relatório revisita conceitos de visualização de dados e de visualização artística, discutindo sua história e diferenças. Além disso, inclui também um estudo de obras similares, a definição do escopo e da metodologia, o processo de descoberta de dados, de codificação visual, da montagem e a produção da obra. Por fim, é feita uma avaliação daquilo que foi desenvolvido a partir de entrevistas semi-estruturadas.

Ato 1

Ato 2

Ato 3

Ato show “Viva UERJ” reuniu artistas no palco da Concha Acústica da UERJ

Atos cotidianos de design
Neste livro, Zoy Anastassakis e Marcos Martins narram experiências e histórias que viveram durante um período de grave crise que atingiu a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) nos anos de 2016 e 2017. S

Atos_cotidianos_de_design_27062025_CAPA.png

atratividade

Atravessamentos contemporâneos entre cidade, design e arte no limiar da cultura
O objetivo geral deste projeto é situar a ideia de arquitetura no debate contemporâneo das emergências sociais e de suas relações com design, arte e cultura, a partir de reflexões sobre participação, coautoria, decolonialidade, lugar, práticas populares, alteridade, intersubjetividade, superfície de contato, evento, entre outras. A hipótese central da investigação consiste em compreender que a condição da arquitetura contemporânea e das emergências sociais desafia os profissionais na criação de projetos que produzam deslocamentos de suas próprias ?identidades fixas? na construção de uma ?desidentificação aditiva?, onde as intervenções e a cultura material possam estar atravessadas por múltiplas facetas. , por exemplo, entre arquitetura, design, arte e cultura, expandindo fronteiras de construções socialmente justificáveis.