Formulários para download

Mestrado Acadêmico

Mestrado - Aptos prova de inglês.pdf

Mesa: Lá e Cá, conexões Brasil-Portugal
O Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Esdi/UERJ realizou a primeira edição do Arquitetura em Debate, onde ocorreu a mesa: Lá e Cá, conexões Brasil-Portugal. Nesta edição, receberam o Prof. Dr. João de Souza Moraes, com a palestra “Arquitetura Tropical Lusófona”, e o Prof. Dr. Mário Márcio Santos Queiroz, com a palestra “Habitação de Interesse Social: Desafios das Cidades Contemporâneas”.

Meritocracia

mercadologia

mercado

mente

mensagem

mensagem

Menção honrosa XIX Sema da Graduação

Menção Honrosa XIX Semana d Graduação

Menção honrosa

Memory Lane Um Visualizador de Registros Digitais
Este trabalho de conclusão de curso tem como intenção criar um produto digital para a visualização de memórias através de registros fotográficos. Para fazer isso, foi feita uma pesquisa sobre os temas de nostalgia, memória, produto digital e uma análise de produtos que já existem nesse campo. Além disso, discorre-se sobre o progresso do desenvolvimento do projeto, detalhando-o fase a fase. Por fim, apresenta-se o produto final do projeto, um aplicativo em realidade aumentada chamado Memory Lane, com uma descrição completa de sua interface e interação.

Memory Lane - Relatório Final - Henrique Stockler-3.pdf

memórias esquecidas.pdf

memórias esquecidas

Memórias da educação em design na Esdi
O presente projeto pretende levantar, documentar, arquivar e divulgar parte das práticas pedagógicas da Esdi, Escola Superior de Desenho Industrial da UERJ. O projeto parte da importância e pioneirismo da escola desde 1963 e suas contribuições para o ensino de design no Brasil como, por exemplo, sua influência no estabelecimento do currículo mínimo para os cursos de design. Apesar de seu protagonismo, ainda existe pouco material disponível para consulta sobre o ensino e as práticas pedagógicas da escola e boa parte do que se sabe é preservado por relatos orais e mediante pessoas ligadas à escola, sejam ex-alunos e professores. Há também arquivos e acervos tanto na escola como particulares ainda a serem identificados que documentam os trabalhos e exercícios feitos por alunos e ministrados por professores e que podem contribuir para um maior entendimento das maneiras como se dava o ensino do design. No que tange às relações entre design e educação, as publicações existentes privilegiam o relato histórico e a questão curricular, mas fornecem pouco material para uma investigação sobre as práticas pedagógicas. Nesse sentido, o projeto visa a identificar e resgatar as práticas a partir de consultas, entrevistas e registro dos materiais produzidos de modo a produzir e disponibilizar um acervo para futuras pesquisas.

memória urbana

Memória Gráfica Tricolor

Memória Gráfica Brasileira

memória gráfica

Memória da UERJ para a celebração dos seus 70 anos
Já pensou na história da Universidade onde você passa maior parte do seu dia? Imagina as inúmeras transformações que passou ao longo do tempo?

Memória Cultural do Amazonas
