Formulários para download

Acolher e orientar jovens do Ensino Médio em seu processo de escolha vocacional: uma contribuição do Design de experiências

Acolher e orientar jovens do Ensino Médio em seu processo de escolha vocacional: uma contribuição do Design de experiências
A escolha de um curso de graduação é um momento decisivo para jovens que decidem ingressar em um curso superior, entretanto, escolher um curso e estar ciente do que esperar seja do dia a dia da graduação ou das possibilidades empregatícias não são mentalidades convergentes. Isso ocorre principalmente para jovens que não possuem pontes com profissionais de referência em seus círculos de convivência ou proporcionados pela escola das áreas que almejam ingressar. Para se debruçar nessa problemática foram utilizados conceitos e ferramentas do design de inovação social com autores de referência como Ezio Manzini, além disso, pelo forte âmbito educacional da pesquisa, Paulo Freire foi fundamental para o desenvolvimento da pesquisa. Através de entrevistas qualitativas, processos observatórios e trocas com conversas horizontalizadas foi possível mapear a situação envolvendo os parceiros de projeto que poderiam futuramente utilizar dos resultados obtidos em aplicações reais do cotidiano.

ações

ACM DIS 2018 - DIVERSIDADE E DESIGN

Acia Maidantchik Stern

Acesso à informação

acesso

acessibilidade crítica

Acessibilidade comunicacional na ESDI: Libras e Braille
Acessibilidade comunicacional na ESDI: Libras e Braille

acessibilidade

acervo

ação educativa

acampamentos

Acabou a paz - Escolas ocupadas em São Paulo - Trailer

Acabamos de lançar o Recém Fornados 2020 e contamos com vocês!

Abrigo

Abordagens críticas do design da interação
A produção teórica das áreas do design voltadas à interação, experiência do usuário e interfaces costuma, através do termo user centered design ou do guarda-chuva conceitual user experience, considerar o usuário como ponto de partida para qualquer projeto de design interativo. Omite-se frequentemente a produção (e não mero diagnóstico) de necessidades neste “usuário”, produção esta na qual o design desempenha papel crucial. Estudar práticas projetivas que explorem territórios não mapeados pelas ferramentas dominantes mais comuns de software e hardware é prática metodológica importante nesta pesquisa. Outra vertente do projeto volta-se para os mecanismos retóricos inerentes às supostamente objetivas formas de interação nos dispositivos contemporâneos. Trata-se de verificar e dissolver aquilo que o design da interação tende a ocultar através de pressupostos, soluções prontas e clichés, evidenciando estratégias de convencimento e operações de manipulação dos usuários.

Abordagem triangular

ABNT disponibiliza primeira norma para Serviços de Design no país

Ably

abjeto

Ability based design

Abertura_alma_de_gato.jpg

Abertura ESDI 60 Anos
Sábado, 24 de junho de 2023
A partir das 15h na ESDI