--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5

Formulários para download

9874 itens encontrados
a-z crono

Tese Clara Meliande 2023_.pdf

Aula Inaugural do Curso de Design | 2025

Tema: Tecnologia e Inovação cidadã: o papel do design no ativismo de dados e na inovação em serviços públicos

ver notícia
07 mar 2025

Cozinha das tradições

A Cozinha das Tradições - ESDI é um programa de pesquisa-ação, formação e extensão em rede, que surgiu como um desdobramento XII Congresso Brasileiro de Agroecologia (XII CBA), realizado no Rio de Janeiro, em novembro de 2023. Compreende uma série de atividades – como oficinas, vivências, feiras e rodas de conversa – que giram em torno da comida como tecnologia cultural e coletiva. A cozinha se torna um espaço de experimentação da memória alimentar, onde histórias são contadas por meio da comida, integrando tradição e inovação, desenho coletivo, inclusão social e empoderamento comunitário, respondendo às ameaças advindas dos processos de industrialização quando consideradas a saúde coletiva, o cuidado com o meio ambiente e povos tradicionais.

Horário 2025_1 - periodo 1.pdf

Oferta de Disciplinas 2025.1

Confira as disciplinas do PPDESDI ofertadas no primeiro semestre de 205.

ver notícia
30 nov 2024

8811-Texto del artículo-28164-1-10-20230215.pdf

Tese Clara Meliande 2023.pdf

8811-Texto del artículo-28164-1-10-20230215.pdf

Tese Clara Meliande 2023.pdf

Tese Clara Meliande 2023.pdf

design e humanismo

função social do design

história da educação em design

história do design no Brasil

história do design social

Ana Pazmino

Inês Veiga

Delano Rodrigues

Tese provisória de Gustavo Cossio.pdf

Rita Almendra

Histórias do design social no Brasil: das utopias às pedagogias da ação do design como bem comum

Esta pesquisa abarca os percursos históricos e os vetores didático-pedagógicos do design social compreendido como abordagem sociopolítica de projeto. Ao considerar a repercussão do tema a partir do ensino institucionalizado no Brasil, o enfoque privilegia o campo do design em perspectiva humanista e à luz da história social. Em termos metodológicos, as seguintes estratégias balizam uma intervenção discursiva: a) micro-história; b) revisão narrativa de literatura; c) análise de intercâmbios de design; d) análise de fontes históricas na imprensa; e) história oral. Desse modo, a tese de doutorado tem por objetivo o oferecimento de uma dupla contribuição ao campo. Ao passo que a investigação oportuniza um acréscimo nos estudos de história do design, a proposta reside em contextualizar a alternativa teórico-prática do design social na educação, desdobrada nos domínios da pedagogia do design, pesquisa e extensão universitária, com ênfase no cenário brasileiro.

30 nov 2023

Gustavo Cossio

Tecnicidades e Sensibilidades

O grupo de pesquisa tem como objetivo investigar e discutir as formas de produção de subjetividade no campo do Design, em diálogo com outras áreas do conhecimento. A pesquisa busca explorar as múltiplas possibilidades de percepção e ação no mundo contemporâneo, estruturado pelas tecnologias de informação e comunicação. Uma das vertentes de estudo do grupo se debruça sobre a maneira como percepções e sensibilidades no tocante ao uso de tecnologias digitais são de alguma forma representativas no contexto do ensino de design. Outras investigações abordam temáticas como o capitalismo de vigilância e o colonialismo de dados atravessados pela lógica neoliberal. Também investigamos a ideia de uma educação emancipatória, o ativismo digital e o movimento do software livre. O grupo se interessa pelo estudo da filosofia da técnica e, no momento, estuda o livro Tecnodiversidade ,do filósofo Yuk Hui, defensor de uma multiplicidade de cosmotécnicas.

1... 13 14 15 16 17... 412