--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5

Formulários para download

9874 itens encontrados
a-z crono

Notícia Importante sobre o Vestibular UERJ 2021

Em virtude da pandemia e condições sanitárias, a UERJ está com atividades de matrículas suspensas.

ver notícia
27 jun 2020

notícias

Nova edição da revista Arcos Design

ver notícia
14 jul 2017

Nova entrada pela Rua do Passeio

nova entrada.jpg

Nova Friburgo

Nova Iguaçu

Nova York, Estados Unidos

De 14 out 2022 a 05 nov 2022

NOVO PRAZO DA CHAMADA ABERTA ARRUARZINE

Novo prazo: 04/11/2022! ARRUAR zine está com chamada aberta para seu segundo volume.

ver evento

Novo Projeto (1).jpg

Novo Projeto (1).jpg

Novo Projeto (2).jpg

Novos caminhos para o desenvolvimento da indústria

ver notícia
18 nov 2016

Novos materiais e processos de fabricação

Novos Talentos Brasileiros – Design & Arte

ver notícia
02 jun 2017

Núcleo de Extensão

Núcleo de pesquisa e orientação

NUDE - Núcleo de design, corpo e tecnopolítica

Grupo de pesquisa, certificado pelo CNPq, que investiga sobre as relações históricas, políticas, sociais e culturais do campo do Design - compreendido como dispositivo que opera, junto às comunicações massivas, na conformação de discursos e subjetividades - entendendo sua práxis como tecnologia de mediação na normatização dos corpos nas sociedades em rede. 

Nylon

O Aquário Jogo educativo para crianças

Este trabalho de conclusão de curso tem como intenção criar um jogo digital educativo, voltado para crianças entre 4-6 anos, com temática de biologia marinha. Com esse objetivo, foram feitas pesquisas sobre o desenvolvimento da inteligência infantil, os benefícios de jogos para educação, jogos educativos e metodologia para criação de jogos, além de uma análise dos jogos populares atualmente para a faixa etária. Além disso, discorre-se sobre o progresso do desenvolvimento do projeto, detalhando suas etapas. Por fim, apresenta-se um projeto de jogo por meio de uma série de protótipos de média fidelidade, assim como o detalhamento por escrito das interações e ideias para uma futura expansão da experiência.

2021

O bordado que se expande e vira Ponto de Cultura de Rio das Flores: questões entre o design e o artesanato e o processo de criação da Florart, no Sul Fluminense

Esta tese, de doutoramento em Design, desenvolvida, no PPDESDI-UERJ, busca evidenciar como foram percebidas as ações entre o design e o artesanato, além de recuperar o processo de criação da Florart (Associação de Artesãos Manuel Duarte e Porto das Flores), em Rio das Flores, cidade histórica do Vale do Café, no sul fluminense, entre 2003-2018. A partir dos depoimentos das principais agentes envolvidas neste processo foram combinadas diversas fontes. No fim de 2003, um grupo de mulheres é incentivado pelo padre das paróquias de Manuel Duarte (RJ) e Porto das Flores (MG) a direcionarem os trabalhos manuais de bordado, crochê e tricô para a geração de renda. Ocorre que já, na segunda reunião, são definidos os papéis de coordenação (Cidinha Rechden), de transmissão das técnicas de agulha e linha (D. Hosana e Tia Gene), bem como os horários e as estratégias dos encontros semanais. Assim, em janeiro de 2004, são iniciadas as atividades. E nesse mesmo ano são ofertadas, na região, ações de cunho empreendedor com vistas ao desenvolvimento local, de fomento ao turismo histórico e ao artesanato. Tal fato faz com que o processo embrionário dessa associação conte com diversos apoios e consultorias de design e gestão. Assim, mesmo antes de sua formalização, que acontece em 2005, a associação firma parceria com o SEBRAE RJ (2004-2016). Posteriormente, também angaria o apoio de FURNAS (2006-2008) e da Prefeitura de Rio das Flores (2006-2018). Em 2009, a Florart torna-se um Ponto de Cultura de artesanato, cuja chancela é obtida por meio de edital do MinC-Secretaria estadual de Cultura (2010-2014). Pontua-se que com a diminuição de ações de fomento ao artesanato por parte das políticas públicas, a partir de 2016, a associação participa das ações promovidas pela Rede Asta (2016-2018) e, integra a rede de artesãs criadas por esta entidade não governamental. Para auxiliar a contextualização, buscou-se recuperar a historiografia e a formação socioeconômica de Rio das Flores, cidade do território do Vale do Café, onde o turismo e o artesanato surgem e são incentivados como alternativas econômicas para a região. Além disso, são mencionadas as estratégias, as negociações e as disputas presentes no processo da Florart, bem como de que maneira estas se inserem no referido contexto. Destaca- se, especialmente, como o bordado, técnica com a qual a associação inicia as suas atividades, configura-se como um saber-fazer feminino, a ponto de integrar como disciplina escolar a formação social de várias gerações de mulheres, cujo aprendizado requer a concentração, a atenção e o condicionamento corporal para o domínio e a precisão de gestos. Ademais, destacam- se também algumas questões que atravessam os campos do design e do artesanato, tais como os valores atribuídos a cada campo, como a aproximação entre ambos é percebida no contexto brasileiro, e as contribuições dessa dinâmica nas ações entre o design e o artesanato ocorridos no processo peculiar da Florart.

26 nov 2019

O Brasil até Agora: Projeto de Exposição sobre a História do Brasil

Esse trabalho de conclusão de curso consiste em uma proposta de exposição itinerante sobre História do Brasil. O projeto propõe a criação de um espaço que percorre escolas no território do país através de um caminhão com carreta expansível, com o foco em trazer o conteúdo de história para jovens do ensino médio. De maneira interativa e com linguagem facilitada, a ideia é reforçar o conteúdo do ensino formal aprendido nas salas de aula. O trabalho utiliza diferentes áreas do design para realizar a identidade visual, a cenografia, pensar as formas de transporte e financiamento, assim como a projeção da experiência do usuário no espaço, de maneira integrada. O desenvolvimento do projeto contou com uma pesquisa dos temas tratados, conversas com especialistas nas áreas de cenografia e design, historiadores e produtores de exposições itinerantes. Como resultado, surgiu um projeto que se difere das exposições tradicionais sobre o tema e que também agrega o cenário dos projetos itinerantes, trazendo ideias para tornar as atividades culturais mais acessíveis.

2021

O brinquedo e o desenvolvimento infantil

Tese (hoje TCC) para diplomação em Desenho Industrial da Escola Superior de Desenho Industrial (1967) que versa sobre a construção de brinquedos para crianças de três a seis anos. O projeto consiste em peças de plástico de encaixe, que possibilita diferentes combinações de formas e a construção de múltiplos cenários que desejar. Além de estimular a criatividade, o projeto também ajuda no desenvolvimento da criança.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1968

O caminho para se chegar à cidade formal.jpg

1... 275 276 277 278 279... 412