Formulários para download

Análise visual e rediagramação da revista Visão
Tese (hoje TCC) para obtenção de diplomação em Programação Visual, na Escola Superior de Desenho Industrial, versa sobre a análise visual e rediagramação da revista Visão.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

Análise gráfica

Análise Gráfica

Análise espacial do controle de interatividade do usuário: o design de interação de sistemas operacionais de TV
Esta pesquisa se caracteriza, prioritariamente, por analisar o processo de interatividade dos sistemas operacionais de TV para uma melhor usabilidade com o sistema sem o uso de um controle ou dispositivo físico que comande o televisor doméstico. Sugere que, em um futuro próximo, o usuário controlará a televisão com o controle espacial, que compõem ações sensoriais do ambiente através de medidores referenciais de distância, orientação, movimento, identificação e localização. Assim, o telespectador (usuário) controlaria o software e hardware da TV com o uso do corpo, através de movimentos corporais que gerariam imputs de interativos entre homem e máquina. Isso só é possível com a evolução dos aparelhos de TV, passando do analógico para um processo de implementação digital que trouxe mudanças na programação e no conteúdo, sendo este um processo ainda em implantação e evolução.Os aparelhos de TV que se transformaram para o que são chamados hoje de SmarTVs, possuem acesso à internet, aplicativos como conteúdo e principalmente se caracterizam, assim como um computador pessoal ou um celular, pelo uso de sistema operacionais especialmente desenvolvidos para TVs. Então, para poder gerenciar diretrizes vislumbrando o controle espacial, este trabalho pretende, através de um experimento e a criação de um protótipo de simulação, executar testes com voluntários para compor parâmetros iniciais de entendimento sobre a interatividade e usabilidade desta tecnologia, compondo uma análise de personas através do mapeamento de suas ações. Com este trabalho, pretende-se contribuir para as pesquisas no desenvolvimento de padrões e diretrizes a serem usados nos sistemas operacionais de TV, contribuindo para o desenvolvimento do design de interação para elaboração de produtos interativos para as futuras TVs.

Análise e Diagnósticos de Pequenos Assentamentos

Análise dos Meios de Representação

Análise do tratamento gráfico no Jornal Diário
Tese (hoje TCC) da diplomação na Escola Superior de Desenho Industrial (1977). Este TCC investiga o papel da diagramação nos jornais diários, analisando como o planejamento gráfico influencia a formalização da mensagem jornalística e destacando as diferenças em relação a outros tipos de imprensa.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

Análise de elementos de comunicação 2

Análise de elementos de comunicação 1

Análise de Ciclo de Vida dos Materiais

Análise de Ciclo de Vida

Análise das dissertações produzidas no PPDESDI
Trata-se de pesquisa documental baseada no levantamento e análise das dissertações de mestrado defendidas no Programa de Pos-Graduação em Design da Esdi/UERJ. Tem como objetivo geral a fundamentação e o planejamento de ações que visem contribuir para o incremento e o desenvolvimento da pesquisa em design. No que se refere ao PPDEsdi, a pesquisa se concentrará na análise da documentação dos alunos e na análise da dissertações defendidas. Como parte da fundamentação, será feito levantamento histórico dos cursos de pós-graduação em Design no Brasil; a pesquisa se concentrará no depoimento dos iniciadores dos programas. Como objetivos operacionais tem-se a identificação de: O perfil dos mestres titulados no PPDEsdi.As principais áreas de interesse explicitadas nos relatórios. A identificação das linhas de pesquisas explicitadas e subentendidas nas dissertações. Para a análise documental serão consideradas: as fichas de identificação dos concluintes; as fichas catalográficas; as folhas de rosto; os resumos. Serão feitas entrevistas com os principais participantes do processo de implantação da pós-graduação em design no Brasil.

Análise da retenção da informação obtida através de recursos visuais de relatórios e dashboards da área administrativa/financeira com foco no processo de tomada de decisão
O objetivo geral da futura pesquisa será desenvolver um artefato que seja capaz de avaliar, em percentual, o resultado de retenção da informação proposto pelo visual, com base em testes em grupos aleatórios, considerando usuários de relatórios e dashboards da área administrativa/financeira com foco no processo de tomada de decisão, bem como nos recursos visuais disponibilizados nos programas líderes de mercado no segmento de análise de dados e auxílio à gestão empresarial.

Análise da informação

Análise da Infografia Jornalística
Com a dinâmica da atualidade, cada vez mais o texto jornalístico tradicional se mostra insuficiente para atender à crescente necessidade de síntese de informação. Tal fato tem ocasionado o aprimoramento e a difusão dos infográficos jornalísticos, peças de design de informação que vêm cada vez mais se tornando ferramentas editoriais importantes. No presente trabalho, buscamos uma definição para o termo infografia jornalística e propomos alguns pontos a serem considerados em sua análise. A pesquisa foi voltada aos infográficos jornalísticos em revistas contemporâneas.

Análise colorimétrica de faces humanas: uma abordagem para auxílio ao reconhecimento de imagens
A quantificação colorimétrica da pele do rosto humano apresenta uma grande dispersão de valores. Esta dispersão varia de acordo com o espaço de cor (HSV ou YCbCr) adotado para a análise e quanto menor a dispersão mais adequado é o espaço ao reconhecimento facial. O objetivo deste trabalho é analisar a distribuição estatística da colorimetria de imagens de rostos digitalizadas. A análise poderá dizer se as coordenadas de cor, tais como saturação, matiz e valor podem auxiliar em técnicas de reconhecimento de faces. Como resultado da análise, espera-se concluir qual dos sistemas de coordenadas de cor (HSV ou YCbCr) é o mais adequado à aplicações em reconhecimento facial. Os resultados obtidos serão apresentados com fundamentação no design da informação. O grande número de amostras fotográficas disponíveis para análise (530) e o correto equilíbrio de iluminação, contraste e temperatura de cor constituem o principal diferencial desse trabalho.

análise

Anais do Simpósio de Pós-graduação em Design da ESDI
O 5º SPGD 2019 agradece à comunidade esdiana pelo interesse na atividade e pela troca de saberes.

Anais do 2º Simpósio de Pós-Graduação em Design da ESDI

Anacrônicos de uma pandemia
Texto e fotos por Giulia Del-Penho

AnaCarolina_BritoCosta_Relatório.pdf

Ana Vieira Ferreira Franco Netto

Ana Tereza Teixeira de Mello
