Formulários para download

Trabalho da professora da ESDI, Dra Helena de Barros, foi base para uma das questões do ENADE 2022.
Trabalho da professora da ESDI, Dra Helena de Barros, foi base para uma das questões do ENADE 2022, aplicado para os Cursos de Tecnologia em Design Gráfico em novembro de 2022. Trata-se da questão 28, sobre imagens manipuladas digitalmente.

Trabalho de Conclusão de Curso - Profanando o Comum com o Baralho dos Orixás: Uma proposta de profanação de dispositivos à Luz das Teorias de Michel Foucault e Giorgio Agamben

Trabalho de conclusão de curso Larissa Belém versão final.pdf

Trabalho Final de Graduação 1

Trabalho Final de Graduação 2

Trabalho informal

Trabalho manual

trabalhoconclusão_dianadias_2014.pdf

trade marketing

tradição

tradução

Traje de proteção

transculturalismo

transformação digital

Transformação dos espaços urbanos: circularidade e ressignificação a partir das festas populares
A partir de um olhar de brincante e designer, com atenção especial aos estudos de design e antropologia, utilizando de métodos de pesquisa qualitativa documental e etnográfica urbana, tenho como objetivo geral investigar a transformação de espaços a partir da festa. Essa investigação visa dar ênfase às espacialidades geradas pelo encontro entre os corpos coletivos em festa, criando desenhos efêmeros e duradouros de cidade, que é atravessada pela temporalidade dos ciclos festivos. Além disso, a pesquisa visa trazer reflexões sobre as dinâmicas sociais, políticas e econômicas no desenho da cidade e do território, levando em consideração processos de negociação e conflito na ocupação e habitação dos espaços compartilhados, assim como a circularidade presente nesses processos. Usando métodos de pesquisa com design, pretendo também documentar essas mudanças e processos através da criação de produtos visuais que dêem conta de processar e tangibilizar os achados de pesquisa.

Transitando entre a produção industrial e artesanal: o designer enquanto artífice
Esta pesquisa pretende estabelecer uma reflexão sobre os borrados limites entre o design e o artesanato, evidenciando assim a figura de um designer-artesão como profissional atuante no passado e no contemporâneo. O design, entendido como campo que reflete e participa das mudanças e avanços da sociedade, possui fronteiras fluidas que se ampliam em função de novos contextos. A atividade do designer constitui assim um trabalho interdisciplinar que transita por variados saberes, sendo possível articular a sua capacidade projetual e criativa com os avanços tecnológicos e novos processos que acompanham a evolução do mundo. Desta forma, cabe uma relativização sobre conceitos que, a partir dos processos de industrialização, estabeleceram-se como absolutos para o design. Entender a prática do designer em diálogo com o ofício artesanal, apresenta novas questões para o campo e coloca a atividade dentro de um registro mais humanizado e relacionado ao conceito de fazer é pensar . A pesquisa pretende então, a partir da análise sobre temas centrais para o design, como, projeto apartado de execução, objeto seriado e produção industrial, resgatar o ethos do artesão como algo conectado ao trabalho do designer.

trânsito

transparência

transportável

transporte

transporte de carga

Transporte InterCampi
Ônibus para transportar alunos e funcionários gratuitamente do Maracanã para Petrópolis

Transporte InterCampi
